Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ promove curso sobre “Ciência, política e pós-verdade”

curso 0

A noção de pós-verdade, até pouco tempo, encontrava-se restrita a pequenos círculos,
constituídos, majoritariamente, por membros da academia ou da intelectualidade. Contudo, e por razões que ainda estão por ser conhecidas, tal noção passou a ser objeto de discussões fora dos limites do circuito universitário. Tais discussões vêm acompanhadas de um sentimento negativo sobre a pós–verdade. Isso porque ela é vista como a responsável pelo enfraquecimento de valores e perspectivas caros à chamada sociedade ocidental, especificamente aqueles que contribuíram para que a ciência
desfrutasse da reputação que teve até recentemente. Não podemos desconsiderar as consequências políticas da disseminação dessa noção. Se, provavelmente, sua disseminação é explicada pelo respaldo dado a relativistas, pluralistas, multiculturalistas – entre outras vertentes –, nos dias de hoje, aquelesque empregam a noção de pós-verdade o fazem contra tais perspectivas.

Este curso discutirá a seguinte questão: em que medida a noção de pós-verdade tornou-se conhe-cida, não apenas no circuito acadêmico-universitário, mas, sobretudo, na sociedade em geral? De forma mais precisa, queremos entender como as críticas que a ciência vem recebendo desde, pelo menos, a década de 1960, contribuíram para a disseminação da pós-verdade. Em particular, pretende-se analisar se a simplificação do relativismo pode ser entendida como um dos principais fatores responsáveis pelo enfraquecimento da crença na ciência e pelo fortalecimento da noção de pós-verdade.

curso 1curso 2

2 comentários sobre “Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ promove curso sobre “Ciência, política e pós-verdade”

Deixe um comentário