Avanço importante no combate à COVID-19: dexametasona é o primeiro medicamento que comprovadamente salva vidas

Em um grande estudo, um corticóide barato e amplamente disponível reduziu a mortalidade em um terço entre pacientes gravemente doentes com COVID-19.

drug saviorO corticóide dexametasona foi administrado a milhares de pessoas gravemente doentes com coronavírus em um estudo controlado e randomizado. Crédito: Dr. P. Marazzi / Science Photo Library

Por Heidi Ledford para a revista Nature

Um esteróide barato e comumente usado pode salvar a vida de pessoas gravemente doentes com o COVID-19, descobriu um estudo clínico randomizado e controlado no Reino Unido. O medicamento, chamado dexametasona, é o primeiro a reduzir as mortes pelo coronavírus que matou mais de 430.000 pessoas em todo o mundo. No julgamento, reduziu as mortes em cerca de um terço nos pacientes que usavam ventiladores devido à infecção por coronavírus.

“É um resultado surpreendente”, diz Kenneth Baillie, médico intensivista da Universidade de Edimburgo, Reino Unido, que atua no comitê de direção do julgamento, chamado RECOVERY. “Terá claramente um enorme impacto global”.

O estudo RECOVERY, lançado em março, é um dos maiores ensaios clínicos randomizados e controlados do mundo para tratamentos com coronavírus; está testando uma variedade de terapias em potencial. O estudo envolveu 2.100 participantes que receberam dexametasona em uma dose baixa ou moderada de seis miligramas por dia durante dez dias, e compararam como se saíram contra cerca de 4.300 pessoas que receberam tratamento padrão para infecção por coronavírus.

O efeito da dexametasona foi mais marcante entre os pacientes gravemente enfermos nos ventiladores. Aqueles que estavam em oxigenoterapia, mas não usavam ventiladores, também tiveram melhora: o risco de morrer foi reduzido em 20%. O esteróide não teve efeito em pessoas com casos leves de COVID-19 – aqueles que não receberam oxigênio ou ventilação.

O estudo RECOVERY anunciou as descobertas em um comunicado de imprensa em 16 de junho, mas seus pesquisadores dizem que pretendem publicar seus resultados rapidamente e que estão compartilhando suas descobertas com reguladores do Reino Unido e internacionalmente.

Estudo rigoroso

“É um grande avanço”, diz Peter Horby, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Oxford, Reino Unido, e um dos principais pesquisadores do julgamento. O uso de esteróides no tratamento de infecções respiratórias virais, como o COVID-19, tem sido controverso, observa Horby. Dados de ensaios com esteróides durante surtos de SARS (síndrome respiratória aguda grave) e síndrome respiratória no Oriente Médio causados ​​por coronavírus relacionados foram inconclusivos, diz ele. No entanto, dada a ampla disponibilidade da dexametasona e alguns resultados promissores de estudos com esteróides em surtos anteriores, Horby diz que os pesquisadores do RECOVERY consideraram importante testar o tratamento em um rigoroso ensaio clínico.

As diretrizes de tratamento da Organização Mundial da Saúde e de muitos países alertaram contra o tratamento de pessoas com coronavírus com esteróides, e alguns investigadores estavam preocupados com relatos anedóticos de amplo tratamento com esteróides . Os medicamentos suprimem o sistema imunológico, o que poderia proporcionar algum alívio aos pacientes cujos pulmões são devastados por uma resposta imune hiperativa que às vezes se manifesta em casos graves de COVID-19. Mas esses pacientes ainda podem precisar de um sistema imunológico totalmente funcional para combater o próprio vírus.

O estudo RECOVERY sugere que, nas doses testadas, os benefícios do tratamento com esteróides podem superar os possíveis danos. O estudo não encontrou eventos adversos pendentes no tratamento, disseram os pesquisadores. “Este tratamento pode ser dado a praticamente qualquer pessoa”, diz Horby.

E o padrão de resposta – com maior impacto no COVID-19 grave e sem efeito em infecções leves – corresponde à noção de que uma resposta imune hiperativa tem maior probabilidade de ser prejudicial em infecções graves e a longo prazo, diz Anthony Fauci, chefe de Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA. “Quando você está tão avançado que está em um ventilador, geralmente tem uma resposta inflamatória aberrante ou hiperativa que contribui tanto para a morbimortalidade quanto para qualquer efeito viral direto”.

“Encontrar tratamentos eficazes como esse transformará o impacto da pandemia de COVID-19 em vidas e economias em todo o mundo”, disse Nick Cammack, chefe do Acelerador de Terapêutica COVID-19 da Wellcome, uma organização de pesquisa biomédica do Reino Unido em Londres. declaração. “Embora este estudo sugira que a dexametasona beneficia apenas casos graves, inúmeras vidas serão salvas globalmente”.

Fácil de administrar

Até o momento, o único medicamento demonstrado que beneficia pacientes com COVID-19 em um grande ensaio clínico randomizado e controlado é o medicamento antiviral remdesivir . Embora o remdesivir 1 tenha demonstrado encurtar a quantidade de tempo que os pacientes possam precisar passar no hospital, ele não teve um efeito estatisticamente significativo nas mortes.

O remdesivir também é escasso . Embora o fabricante do medicamento – Gilead Sciences de Foster City, Califórnia – tenha tomado medidas para aumentar a produção de remdesivir, atualmente ele está disponível apenas para um número limitado de hospitais em todo o mundo. E o remdesivir é complexo de administrar: deve ser administrado por injeção ao longo de vários dias.

A dexametasona, por outro lado, é um produto médico encontrado nas prateleiras de produtos farmacêuticos em todo o mundo e está disponível como uma pílula – um benefício particular, pois as infecções por coronavírus continuam a aumentar em países com acesso limitado aos cuidados de saúde. “Por menos de 50 libras, você pode tratar 8 pacientes e salvar uma vida”, disse Martin Landray, epidemiologista da Universidade de Oxford e outro pesquisador-chefe do estudo RECOVERY.

Os resultados também podem ter implicações para outras doenças respiratórias graves, acrescenta Baillie. Por exemplo, tratamentos com esteróides para uma condição chamada síndrome do desconforto respiratório agudo também são controversos. “Isso realmente nos dá uma boa razão para examinarmos de perto, porque o benefício da mortalidade é extraordinariamente grande”, diz Baillie. “Acho que isso afetará pacientes muito além do COVID-19”.

doi: 10.1038 / d41586-020-01824-5

Referências

  1. 1

    Beigel, JH et al. N. Engl. J. Med. https://doi.org/10.1056/NEJMoa2007764 (2020).

 

_____________________________

Este artigo foi originalmente publicado pela revista Nature [Aqui!].

Um comentário sobre “Avanço importante no combate à COVID-19: dexametasona é o primeiro medicamento que comprovadamente salva vidas

  1. Também deve-se enfatizar que no estudo RECOVERY, em curso, o tratamento com o medicamento dexametasona em pacientes com COVID-19 moderada (mild) não teve o mesmo efeito de reduzir a mortalidade em até 1/3 do que em pacientes com apresentação clínica grave severa e que precisaram de ventilação mecânica.
    Destarte, cabe alertar contra o uso generalizado, não controlado, deste medicamento em estágio inicial da infecção pelo seus potencialmente adversos efeitos imunosupressor e antiinflamatório.

    Curtir

Deixe um comentário