ONU diz que incêndios florestais estão piorando globalmente e governos não estão preparados

Bombeiros trabalham no local do incêndio florestal perto da vila de Kyuyorelyakh, na área de Gorny Ulus, a oeste de Yakutsk, na Rússia, quinta-feira, 5 de agosto de 2021.   –   Copyright   AP Photo/Ivan Nikiforov, File

Um planeta em aquecimento e mudanças nos padrões de uso da terra significam que mais incêndios florestais queimarão grandes partes do globo nas próximas décadas, causando picos de poluição por fumaça insalubre e outros problemas que os governos estão mal preparados para enfrentar, de acordo com um relatório da ONU divulgado na última quarta-feira .

O oeste dos EUA, o norte da Sibéria, o centro da Índia e o leste da Austrália já estão vendo mais incêndios, e a probabilidade de incêndios catastróficos em todo o mundo pode aumentar em um terço até 2050 e mais de 50% na virada do século, segundo o relatório. do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Áreas antes consideradas seguras contra grandes incêndios não estarão imunes, incluindo o Ártico, que o relatório disse que “provavelmente sofrerá um aumento significativo nas queimadas”.

As florestas tropicais na Indonésia e no sul da Amazônia da América do Sul também devem aumentar os incêndios florestais, concluiu o relatório.

“Os incêndios florestais incontroláveis ​​e devastadores estão se tornando uma parte esperada dos calendários sazonais em muitas partes do mundo”, disse Andrew Sullivan, da Commonwealth Scientific and Industrial Research Organization na Austrália, um dos autores do relatório.

O relatório descreve um ciclo de piora: a mudança climática traz mais seca e temperaturas mais altas que facilitam o início e a propagação de incêndios e, por sua vez, essas chamas liberam mais carbono na atmosfera à medida que queimam florestas e turfeiras.

Algumas áreas, incluindo partes da África, estão vendo a diminuição dos incêndios florestais, em parte porque mais terras estão sendo dedicadas à agricultura, disse o coautor do relatório Glynis Humphrey, da Universidade da Cidade do Cabo.

Mas pesquisadores da ONU disseram que muitas nações continuam gastando muito tempo e dinheiro no combate a incêndios e não o suficiente para evitá-los.

As mudanças no uso da terra podem piorar os incêndios, como a extração de madeira que deixa para trás detritos que podem queimar facilmente e florestas que são incendiadas intencionalmente para limpar a terra para a agricultura, disse o relatório.

As comunidades pobres são muitas vezes as mais atingidas pelos incêndios, que podem degradar a qualidade da água, destruir colheitas e reduzir a terra disponível para o cultivo de alimentos.

“Isso afeta os empregos das pessoas e a situação econômica em que as pessoas se encontram”, disse Humphrey. “É essencial que o fogo esteja na mesma categoria de gerenciamento de desastres que enchentes e secas. É absolutamente essencial.”

Nos Estados Unidos, as autoridades divulgaram recentemente um esforço de US$ 50 bilhões para reduzir os riscos de incêndio na próxima década, desbastando mais agressivamente as florestas em torno de “pontos quentes” onde a natureza e os bairros colidem. Apenas parte desse trabalho tem financiamento até agora – cerca de US$ 3 bilhões ao longo de cinco anos sob a lei federal de infraestrutura recentemente aprovada, de acordo com funcionários do governo do presidente Joe Biden.

Os críticos do plano do governo dizem que ele continua a enfatizar demais o combate a alguns incêndios que podem ser úteis para limpar a vegetação rasteira quando as chamas permanecem relativamente pequenas e não ameaçam casas.

Os pesquisadores da ONU também pediram mais conscientização sobre os perigos da inalação de fumaça de incêndios florestais, que podem afetar dezenas de milhões de pessoas anualmente, à medida que as plumas dos grandes incêndios florestais percorrem milhares de quilômetros através das fronteiras internacionais.

Este foi originalmente escrito em inglês e publicado pela euronews.green [Aqui!].

Um comentário sobre “ONU diz que incêndios florestais estão piorando globalmente e governos não estão preparados

  1. Pingback: ONU diz que incêndios florestais estão piorando globalmente e governos não estão preparados – Mágica Mistura✨

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s