Açu: o sal está na areia e no ar

Estive hoje (13/10) na localidade de Mato Escuro que fica dentro do V Distrito de São João da Barra, e em poucos minutos estava lacrimejando. Mas não foi a bela cena de por-do-sol que me emocionou. Este simples ato fisiológico, que parece estar acometendo muitos moradores da região, se deve à mobilização da areia salgada que foi depositada no aterro hidráulico construído pelo Grupo EBX como parte de suas obras no Porto do Açu.

Segundo o que me foi dito por moradores, os usuários de motocicletas estão evitando usar seus veículos em dias com ventos mais fortes por causa não apenas da grande quantidade de areia que está se depositando no asfalto, mas também pela sensação de cegueira que o contato com a areia salgada acarreta.

E ainda temos que ouvir explicações furadas de que o problema causado pelo depósito de areia salgada já cessou. Pelo jeito os efeitos são mais amplos do que se imaginava inicialmente, e ainda estão apresentando facetas que sequer foram analisadas cientificamente ou sequer divulgadas.

Abaixo imagens de uma área próxima de Mato Escuro onde pode se ver a montanha de areia que foi criada pelas obras do Porto do Açu.

20131013_174140 20131013_174252 20131013_174337

Deixe um comentário