A notícia abaixo vem do Portal OZK e dá conta de uma reunião que ocorreu na sede da Companhia de Desenvolvimento Industrial (CODIN), reunindo a presidente da estatal e o prefeito Neco de São João da Barra. Ainda que o mote da matéria seja passar tranquilidade aos que se preocupam com a situação aflitiva que foi criada pelo colapso financeiro do Grupo EBX, eu vejo um mérito ainda maior no seu conteúdo: nos informa que a CODIN tem uma presidenta, e nos dá seu nome e rosto.
É que nesses últimos quatro anos, quando centenas de famílias de agricultores e pescadores foram expropriados de suas terras, nunca pudemos ver quem comandava esse processo que jogou milhares de família num profundo caos social, econômico e ambiental.
Agora, me perdoem o autor da matéria, mas essa reunião pode ter traçado tudo, menos estratégias. É que não vai ser 4 anos depois do caos começar que a Prefeitura de São joão da Barra e a CODIN vão traçar estratégias. Ainda mais quando o Porto do Açu está se transformar num enclave internacional comandado pela estadunidense EIG.
Prefeito de São João da Barra se reuniu com Presidente da Codin para traçar estratégias
LEONARDO FERREIRA

O Prefeito José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB), reuniu-se com a Presidente da Codin – Companhia de Desenvolvimento dos Distritos Industriais do Rio de Janeiro, Conceição Ribeiro, na sexta-feira, na sede da companhia. Um dos objetivos do encontro foi estabelecer de forma mais clara os marcos da Prefeitura e da Codin na atração dos investimentos, definir estratégias conjuntas de relacionamento com investidores e apresentar oficialmente integrantes do Grupo de Governança Corporativa, criado pelo Prefeito para tratar conjuntamente de temas relacionados às políticas públicas.
Junto com o Prefeito Neco, estiveram na Codin o secretário de Fazenda Ranulfo Vidigal, o secretário de Planejamento Sidney Salgado, o chefe de Gabinete Antônio Neves, além do Presidente da Câmara Aluizio Siqueira. A reunião serviu também para estabelecer um marco nas relações da Codin com o município. Além da atração de investimentos, a companhia será parceira do município na busca de melhorias na infraestrutura local, bem como nos processos de capacitação de mão de obra.
O Grupo de Governança Corporativa, criado pelo Prefeito, tem como um dos objetivos relacionar-se institucionalmente com os investidores que estão chegando à São João da Barra, em razão dos investimentos no Complexo Portuário do Açu. O objetivo é centralizar todos os entendimentos, inclusive aqueles relacionados às políticas de compensação e de mitigação de efeitos. O prefeito acredita que desta forma será possível otimizar recursos com maiores efeitos em benefício da população.
Neco apresentou à Presidente da Codin duas grandes preocupações: a primeira com a continuidade dos investimentos e o segundo, a possibilidade de implantação de empresas de menor porte no Distrito Industrial, que seriam empresas destinadas a prestar serviços aos grandes investidores. Segundo Conceição Ribeiro, não existe qualquer empecilho para estas empresas. Quanto à continuidade dos investimentos, assunto que vem sendo monitorado pela Codin e pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Petróleo e Serviços, eles estão garantidos com a negociação feita pelo Grupo EBX com o Grupo EIG, formado por três grandes fundos americanos.
A confirmação dos investimentos traz mais tranquilidade para São João da Barra, que nos últimos anos investiu grande parte do seu orçamento em obras de infraestrutura e capacitação da população local. Ao mesmo tempo, o município busca reverter o processo de dependência dos royalties do petróleo, à medida em que este recurso é finito e a partilha depende de decisões políticas que podem ser modificadas.