Conversei hoje com a Dona Noêmia Magalhães, uma das principais lideranças dos agricultores do V Distrito de São João da Barra, que me contou ter sido convidada pelo deputado Roberto Henriques (PSD) para uma audiência da comissão que ele está presidindo sobre a situação do Porto do Açu.
Essa comissão do deputado Roberto Henriques vem tentando, sem sucesso é preciso dizer, fazer com que os antigos e novos responsáveis pelo empreendimento iniciado por Eike Batista compareçam na ALERJ para dar as devidas explicações sobre o que vai acontecer com o Porto do Açu. Para mim, as chances que dessa vez o Grupo EBX e a EIG decidam comparecer para dar explicações.
Além disso, como já li que o prefeito de São João da Barra foi para Brasília com boa parte dos vereadores para tentar angariar recursos para aliviar os efeitos do colapso do Grupo EBX, e a prefeita Rosinha Garotinho não irá lá para “colocar azeitona na empada” de um desafeto político, tampouco haverá representação política dos dois municípios mais diretamente afetados pela crise instalada no Porto do Açu.
Em suma, essa audiência tem tudo para ser tão esvaziada quanto a primeira, o que se configuraria num retumbante fracasso político. A ver.
