O caso da vaca atolada que exemplifica a forma pela qual os agricultores do V Distrito são tratados

seca 2

No último domingo (01/02) postei aqui no blog uma situação envolvendo o agricultor Reginaldo Toledo e seguranças contratados pela empresa Prumo Logística, onde o “desatolamento” de um vaca foi transformado em caso de polícia (Aqui!).

Pois bem, hoje tive acesso a vários dos depoimentos dados na 145a, Delegacia de Polícia de São João da Barra, onde ficam expressas as versões diferentes dadas por um lado por Reginaldo e vizinhos que foram ajudá-lo a salvar uma vaca atolada em área pertencente ao seu pai, Reinaldo Toledo, que é tida como desapropriada, e, de outro, por funcionários que são ligados à Prumo Logística.

Se os leitores deste blog lerem com atenção todos os depoimentos notarão que o essencial que aparece não tem a ver com as discrepâncias entre o que cada um diz ter vivenciado, mas sim o elemento que está por detrás do conflito, qual seja, de quem é efetivamente a propriedade da terra onde a vaca foi desatolada! Além disso, há que se notar que, ao contrário do discurso oficial da empresa, os depoimentos dos seus funcionários revelam de forma cristalina qual é efetivamente a preocupação deles: impedir o acesso dos agricultores ao interior das áreas em disputa, ainda que isto implique em perdas econômicas adicionais associadas à morte do gado dos agricultores que hoje se veem privados de fontes de água para seus animais.

E não há como não notar que hoje há uma clara consciência por parte dos agricultores acerca de seus direitos, bem como de situações peculiares que cercam as desapropriações de terras da agricultura familiar que foram realizadas pela CODIN no V Distrito de São João da Barra para beneficiar o conglomerado de empresas do ex-bilionário Eike Batista. Estas terras são agora reclamadas pela Prumo Logística Global, sem que essa empresa tenha, até onde se sabe, dispendido um centavo sequer para ressarcir as enormes perdas econômicas acumuladas pelos agricultores desde 2009!

Abaixo os depoimento cuja leitura eu recomendo a todos os que se interessam em conhecer as “entranhas” do conflito em curso no V Distrito de São João da Barra. É que eu considero esses depoimentos extremamente pedagógicos. 

Depoimento Reginaldo Toledo

Depoimento de Reginaldo Toledo

Depoimento Sunset
Depoimento de funcionário da empresa de segurança privada “Sunset”

Depoimento Prumo
Depoimento de funcionário da Prumo

Depoimento Luiz

Depoimento de L., vizinho de Reginaldo Toledo

Depoimento G.

Depoimento de G. vizinho de Reginaldo Toledo

Deixe um comentário