Lama da Samarco já está na Serra

Por Clarice Poltronieri

A lama derramada pelo rompimento da barragem da Samarco (Vale + BHP Billiton) em Mariana – MG já está na Serra. Na manhã desta quarta (23), a chamada pluma de sedimentos estava na altura da divisa de Fundão com Serra, em alto-mar, a 25 km de distância da praia, segundo o monitoramento dos órgãos que acompanham os desdobramentos do maior crime ambiental da história do país.

Imagem desta quarta (23) do relatório

Imagem desta quarta (23) do relatório  de monitoramento do grupo Governança pelo rio Doce.

Segundo a secretária de Meio Ambiente da Serra, ainda não há indícios do material nas praias.  “Conversei com o presidente da Associação de Pescadores de Jacaraípe. Pedimos apoio, se algum pescador em alto-mar ver qualquer alteração vai registrar e nos falar para irmos a alto-mar. Por enquanto a lama está bem diluída e distante da costa (a 25 km) e as praias estão limpas”, disse Andrea Carvalho, secretária de Meio Ambiente da Serra.

E se a lama prejudicar o serrano, a prefeitura vai pegar firme contra a empresa. “A Samarco é obrigada a custear absolutamente tudo, vamos pegar firme nisso”, pontua.

Por estar em menor concentração nesta parte do litoral, a lama é difícil de enxergar pode ser confundida com a turbidez natural do oceano. Agrava a situação o fato do rio Doce ainda continuar recebendo rejeitos da extração de minério, que seguem vazando da barragem estourada no último dia 05 de novembro em Mariana – MG.

Sem contar que a substância depositada na margem dos afluentes atingidos e na calha principal do rio Doce deve descer para o litoral a cada sequência de chuva forte.

No sobrevoo feito pela equipe de monitoramento na manhã desta quarta (23) foi constatado que a “pluma” (parte menos densa) da lama já está na divisa entre Fundão e Serra, na altura da foz do rio Reis Magos. A sujeira já atingiu a Área de Proteção Ambiental (Apa) Costa das Algas, o Refúgio da Vida Silvestre de Santa Cruz e a Reserva Biológica de Comboios.

A parte de alta e média densidade da lama está concentrada na foz do rio Doce, em Regência, litoral de Linhares.

Impacto chega aos manguezais do Piraquê-Açu

SERRA

Dispersão da lama a partir da foz do rio Doce na direção sul hoje (23), onde está o litoral da Serra. Foto: Divulgação / Governança pelo rio Doce

Na última segunda (21), a prefeitura de Aracruz informou que uma pluma (parte menos densa) da lama havia entrado no estuário do rio Piraquê-Açu, em Santa Cruz-Aracruz. E ameaçava praias do município. Tanto que o prefeito Marcelo Coelho (PDT) prometeu sobrevoar os balneários nesta quinta (24).

O monitoramento do avanço pela lama no mar está sendo feito pelo grupo ‘Governança pelo Rio Doce’, envolvendo órgãos federais, estaduais e municipais, além da Samarco, e empresas de saneamento. O grupo foi montado para acompanhar os desdobramentos do crime ambiental.

O site para a população acompanhar os resultados do monitoramento é o www.governancapelodoce.com.br

FONTE: http://www.portaltemponovo.com.br/lama-da-samarco-ja-esta-na-serra/#.Vns3INyrp88.facebook

Deixe um comentário