Quase 2 meses depois do TsuLama, drama continua no Rio Doce

doce

A matéria abaixo foi publicada no sítio da Prefeitura Municipal de Baixo Guandu no Espírito Santo e dá conta da continuidade nos problemas de captação de água no Rio Doce quase dois meses após a chegada do TsuLama da Mineradora Samarco (Vale + BHP Billiton) naquele trecho da bacia hidrográfica.

A reportagem também desmente a hipótese fantasiosa de que as chuvas seriam benéficas por diluir a lama dentro da calha principal, pois o que está ocorrendo é que mais material continua a ser empurrado das margens pelas chuvas que estão ocorrendo em diferentes trechos do Rio Doce. De quebra, temos o fato de que a fonte inicial de lançamento do TsuLama ainda não foi controlado em Bento Rodrigues, o que prolonga ainda mais qualquer perspectiva de retomada das condições que existiam antes do incidente.

Por essas e outras é fundamental que a multitude de problemas que continuam afetando a vida das populações que habitam as cidades ao longo do Rio Doce, bem como seus diferentes compartimentos naturais, não seja esquecida. É que as mineradoras contam com este esquecimento para não arcar financeiramente com as consequências de sua negligência.

Nota de Esclarecimento – Interrupção no abastecimento de água em Baixo Guandu

O fornecimento de água tratada será restabelecido de forma parcial no município

Site PMBG

 

 

 

 

 

Foto Portal Guandu / Wilson Holz

SAAE E PREFEITURA DE BAIXO GUANDU informam que, devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dois dias e, por consequência, a terra e sujeira que foram levadas para o leito do rio Guandu, causando aumento da turbidez de suas águas em níveis acima do recomendado para tratamento, o SAAE suspendeu temporariamente a captação na barragem emergencial construída do rio Guandu, localizada na antiga usina Lutzon. Por isso, está suspenso momentaneamente o fornecimento de água tratada no município.

Técnicos do município monitoraram a situação e o SAAE segue analisando, em intervalos regulares de tempo, novas amostras da água – que já tiveram diminuição de sua turbidez nas últimas horas, chegando a níveis aceitáveis para recomeçar o retorno da captação e tratamento.

O SAAE informa que nas próximas horas o fornecimento de água tratada será restabelecido de forma parcial no município. Onde, devido ao baixo volume de água da nova fonte hídrica da cidade, sendo esta o rio Guandu, a interrupção no tratamento ocorrerá sempre que necessário, para garantir a qualidade da água a ser distribuída para a população.

As águas do rio Guandu estão sujas tão somente pelo efeito das chuvas que caíram nos últimos dois dias na cidade.

Recomendamos que continuem economizando o máximo possível de água, pois ainda estamos em situação de calamidade devido à forte estiagem que assola a região.

FONTE: http://portalguandu.com.br/noticia/32813/nota-de-esclarecimento–interrupcao-no-abastecimento-de-agua-em-baixo-guandu

Deixe um comentário