Acabo de receber e posto abaixo uma mensagem enviada por um morador da Comunidade de Pitangueiras, localizada no III Distrito de Campos dos Goytacazes, onde é informada a situação dramática que ali estaria ocorrendo em função da falta de abastecimento de água.
Primeiro, é incrível que em pleno Século XXI ainda tenhamos este tipo de situação ocorrendo num dos municípios mais ricos do Brasil. Sim, porque apesar da crise dos roaylties, Campos dos Goytacazes ainda possui um orçamento robusto, ainda que nem sempre pareça.
Agora, confesso minha ignorância do porquê ser a reclamação contra a Empresa Municipal de Habitação (EMHAB) e não contra a concessionária ´”Águas do Paraíba” já que compete À segunda fazer com que a água chegue em todos os pontos do município de Campos dos Goytacazes, inclusive nas localidades mais distantes.
A boa coisa nessa situação é que a comunidade de Pitangueiras resolveu se organizar para cobrar que o problema seja resolvido. E este blog continuará à disposição de seus moradores para divulgar esse movimento reivindicatório.
CARTA DE PITANGUEIRAS
Bom dia, professor Marcos Pedlowski. Gostaria de passar um informe relacionado a falta de água das casas da comunidade camponesa de Pitangueiras.
A comunidade de Pitangueiras fica situada no terceiro distrito de Campos dos Goytacazes, próximo a Baixa- Grande e Santo Amaro. É uma comunidade tradicional, onde residem em sua maioria artesãos, pescadores artesanais, laçador, morador rural, trabalhador rural, ribeirinhos, pedreiros, entre outros.
Desde que foi colocada a rede de abastecimento, a água nunca chegou às caixas d’água, fazendo com que os moradores colocassem caixas d’água no chão, utilizando-as como cisternas, porém atualmente nem isso está funcionando de forma adequada.
A comunidade está reunindo-se para debater e elaborar uma carta exigindo da autoridade competente, no caso a Emhab, a instalação de um reservatório, uma bomba e um funcionário, pois a comunidade não suporta mais viver dessa forma. gostaríamos, caso fosse possível, nos auxiliar divulgando essa luta dos camponeses, que historicamente são excluídos dos seus direitos.
Estamos enviando em anexo as fotos da reunião realizada no dia 14-04-2016.
Obrigado pela atenção.
Boa noite professor Marcos Pedlowski. Sou moradora de Babosa, bairro próximo a Pitangueira,e primeiramente quero agradecer pela divulgação desta matéria.
Conheço esta difícil realidade dos moradores, é vergonhosa, pois um município com tanta arrecadação de impostos, e um bairro com tantos moradores, ter que conviver com tamanha dificuldade (falta de água), que é uma necessidade básica do ser humano. É um absurdo.
Obrigada.
CurtirCurtir