Marketing acadêmico: IV Encontro Internacional Ciências Sociais e Barragens

logo

Durante muito tempo, barragens foram tema de encontros de engenheiros. Vistas como eventos essencialmente técnicos, o debate a seu respeito desconhecia as dinâmicas sociais e ambientais deflagradas pelos processos de decisão, planejamento, implantação e operação destes grandes projetos de investimento.

Antropólogos, sociólogos, geógrafos, juristas, planejadores urbanos e regionais, economistas, demógrafos e cientistas políticos reconheceram nestes grandes projetos um formato particular dos processos de mudança social e de reconfiguração sócio territorial característicos do capitalismo contemporâneo. Teses de doutorado, dissertações de mestrado, livros, artigos, comunicações em encontros científicos se multiplicam.

O I Encontro Ciências Sociais e Barragens aconteceu no IPPUR-UFRJ, em junho de 2005, e inaugurou uma nova etapa, voltada para reunir, sistematizar e comparar os resultados de pesquisa. O II Encontro, ocorreu na cidade de Salvador, em novembro de 2007 e o III Encontro teve lugar em Belém, em dezembro de 2010.

O IV Encontro Internacional Ciências Sociais e Barragens, será realizado na cidade de Chapecó, Santa Catarina, de 20 e 23 de setembro de 2016, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), e dará continuidade ao profícuo diálogo inaugurado nos demais encontros.

A escolha de Chapecó para a realização do IV Encontro Internacional Ciências Sociais e Barragens não é aleatória. De um lado, constitui parte da história recente dos movimentos sociais brasileiros o lugar e o papel que a região do Alto Uruguai desempenhou, como berço de manifestações, lutas e organização do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entre outros. Por outro lado, trata-se de reconhecer e apoiar o dinamismo das universidades dessa região, incrementado pela recente expansão das universidades públicas brasileiras.

Quem quiser acessar o site do encontro, basta clicar Aqui!

Deixe um comentário