Observatórios Sociais e sua questão fulcral: quem fiscaliza os fiscais?

Resultado de imagem para observatorio social

No dia 14 de Outubro publiquei uma postagem intitulada “Quo Vadis Observatório Social de Campos Goytacazes” onde notei o silêncio sepulcral em que a outrora comunicativa organização havia mergulhado após o início do governo de Rafael Diniz [1].  Esta mesma postagem foi repercutida posteriormente pelo Portal Viu onde também contribuo regularmente. 

A repercussão desta postagem pelo Portal Viu acabou gerando um resultado que me surpreendeu. É que na página oficial do Viu no Facebook, houve a manifestação do responsável de Comunicação do Observatório Social do Brasil, Anderson Nikoforenko, de que “apesar de utilizar o nome Observatório Social de Campos de Goytacazes, a referida instituição não mantem contato nem segue as recomendações do Observatório Social do Brasil,  não sendo oficialmente integrada à Rede de Observatórios Sociais do Brasil (Rede OSB).”  Além disso, para corroborar a sua afirmação, o Sr. Nikoforenko  enviou a relação de observatórios sociais existentes em todo o território brasileiro cuja metodologia acompanhada pelo Observatório Social do Brasil [Aqui!]. 

IMG-20171016-WA0047

Ao acessar a lista de observatórios sociais que utilizam a metodologia acompanhada pela Rede de Observatórios Sociais do Brasil, o de Campos dos Goytacazes não é sequer mencionado como estando em vias de iniciar suas operações!

A pergunta que naturalmente surge em relação ao auto intitulado “Observatório Social de Campos dos Goytacazes”, cujos dois últimos diretores  gerais estão hoje em cargos chaves da gestão do jovem prefeito Rafael Diniz, é de quem (ou pelo menos se alguém) acompanha a metodologia aqui empregada em nome do controle social da gestão dos atos do executivo municipal.

Como não estou no ofício dos pré-julgamentos, fico esperando a manifestação, caso desejem fazer alguma, dos atuais responsáveis pelo funcionamento do “Observatório Social de Campos dos Goytacazes” para que esclareçam as dúvidas suscitadas pela manifestação aqui exposto do Observatório Social do Brasil.

Mas desde já fica a pergunta: quem é que fiscaliza o fiscal?

 

[1] https://blogdopedlowski.com/2017/10/14/quo-vadis-observatorio-social-de-campos-dos-goytacazes/

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s