Antártida: Gelo está derretendo no assoalho oceânico mais rápido do que previsto anteriormente

Imagem relacionada

Uma pesquisa realizada pelo Centre for Polar Observation and Modelling (CPOR) do Reino Unido, e que foi publicada hoje (02/04) pela revista Nature Geoscience [1], mostra que uma área de 1,463 km2  de gelo submerso na Antártida derreteu entre os anos de 2010 e 2016,  uma área do tamanho da região metropolitana de Londres.

Mapa mostrando as taxas de migração da linha de aterramento e sua coincidência com as condições oceânicas ao redor da Antártida entre 2010 e 2016 (temperaturas do leito marinho: Locarnini et al., 2013. World Ocean Atlas 2013, Volume 1: Temperatura. S. Levitus, Ed. A. Mishonov Technical Ed., NOAA Atlas NESDIS 73, 40 pp.). Os locais da linha de aterramento são de Rignot et al., 2013, Science 341 (6143), pp. 266-270. Crédito: Konrad et al.

O Dr. Hannes Konrad, um dos autores deste trabalho, afirmou em uma nota pública emitida pelo CPOR que “nosso estudo fornece evidências claras de que a retirada está acontecendo através do manto de gelo devido ao derretimento do gelo localizado no oceano em sua base, e não apenas nos poucos pontos que já foram mapeados antes. Este recuo teve um enorme impacto nas geleiras localizadas no continente, porque ao liberá-las do leito do mar há uma diminuição do processo de fricção, fazendo com que as mesmas acelerem e contribuam para o aumento  global dos oceanos” [2].

Esses novos resultados sobre a situação do derretimento das geleiras da Antártida deverão implicar em ajustes nos modelos de elevação do nível global dos oceanos. E, pior, os ajustes serão para cima e não para baixo como muitos céticos do aquecimento global gostariam.


[1] https://www.nature.com/articles/s41561-018-0082-z.epdf?author_access_token=HCt_-ggOqYI1iPWrsR-BINRgN0jAjWel9jnR3ZoTv0PwzmpCvh7bKPjXpWeaTWIEiwEEdPz4GfJiBeHy6NOuuZ3WoFwUDLq8F36txXpSfoAD5yEjM0CMICYGZHTlKXPqt6QGyeIMDNsHH0PlKmlOjQ%3D%3D

[2] https://cpom.org.uk/antarctica-retreating-across-sea-floor/

 

Um pensamento sobre “Antártida: Gelo está derretendo no assoalho oceânico mais rápido do que previsto anteriormente

  1. […] Antártida: Gelo está derretendo no assoalho oceânico mais rápido do que previsto anteriormente […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s