Fechamento da Antonio Sarlo: presidente da Comissão da Educação da Alerj emite comunicado público

236-Agricola-Uenf

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, deputado Comte Bittencourt (PPS), veio a público para emitir sua posição sobre as discussões em curso e que poderão levar ao fim (melancólico) da Escola Técnica Agrícola Antonio Sarlo (ver vídeo abaixo).

Ainda que seja bastante positivo que haja um pronunciamento público sobre o caso do parlamentar que vem liderando a Comissão de Educação da Alerj por várias legislaturas, para mim não ficou claro se ele defende ou não a fórmula de passar o Antonio Sarlo para o controle da Universidade Estadual do Norte Fluminense. Desse modo, ainda que considere positiva a declaração de que o Antonio Sarlo não será fechado, resta saber como ele seria mantido em funcionamento.

É que conversando hoje com o diretor do Centro de Ciências do Homem da Uenf, ele me informou que já teria comunicado à reitoria da Uenf a indisposição da unidade que dirige de participar do processo que está sendo proposto para transformar o Antonio Sarlo em unidade da universidade. O problema é que é justamente o CCH o centro que cuida do desenvolvimento de políticas educacionais dentro da Uenf. Assim, sem o CCH, não haveria como manter o Antonio Sarlo funcionando, muito menos como um colégio de aplicação.

Outra coisa que me intriga nessa coisa toda é como a Uenf que não tem dinheiro nem para comprar combustível e sacos de lixo vai poder, digamos, salvar o Antonio Sarlo. Isso parece mais um daqueles casos de abraço de afogados do que uma proposta viável de salvação de uma escola que deveria estar sendo tratada como a unidade estratégica que ela realmente é.

Mas no vídeo, o deputado Comte Bittencourt informa que no próximo dia 23 de maio haveria uma audiência pública para tratar especificamente da situação de todas as escolas técnicas agrícolas estaduais. Espero que nessa audiência, as coisas sejam colocadas em pratos limpos. É que da forma que está sendo posta a situação do Antonio Sarlo, continuo achando que estão preparando o seu enterro e não sua salvação.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s