Com Betinho, Ação da Cidadania inicia aquecimento para a campanha Natal Sem Fome

Objetivo é arrecadar até dezembro recursos para alimentar milhares de brasileiros

AÇÃO CIDADANIA

Nesta fase de aquecimento, a Ação da Cidadania lançou na última sexta-feira, 11, o site www.quemfoibetinho.org.br. Para convidar o público a acessá-lo, José Júnior, fundador da ONG AfroReggae, foi às ruas perguntar às pessoas se elas conhecem Betinho e recebeu todo tipo de resposta: jogador de futebol, cantor, artista.

A definição de José Júnior é certeira e finaliza o vídeo promocional de 30 segundos: “imagina um cara que foi capaz de lutar contra as injustiças sociais, a fome e a miséria. O nome desse cara é Betinho”.

O site foi dividido em quatro seções, todas relacionadas a capítulos da trajetória do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho: Fome, Política, Mobilização e AIDS. No portal, o público poderá relembrar ou conhecer o incrível trabalho do fundador da Ação da Cidadania, figura de grande impacto na luta contra a fome e a desigualdade no Brasil.

Será possível assistir a uma entrevista de Betinho no programa Roda Vida, da TV Cultura, a série com cinco episódios “Caminhos da Democracia”, produzido pelo Canal Imaginário, e muito mais. Outro destaque é a possibilidade de baixar gratuitamente o livro “Ação da Cidadania 25 anos”, que conta a trajetória da ONG.

“Reunimos um material muito rico sobre o Betinho para inspirar as pessoas a praticarem a solidariedade. Também queremos apresentar ao público mais jovem todo esse trabalho e o legado que meu pai deixou após o seu falecimento, em 1997”, explica Daniel Souza, presidente do Conselho da Ação da Cidadania e filho de Betinho.

Natal Sem Fome

A primeira edição do Natal Sem Fome foi realizada em 1993, ano de fundação da Ação da Cidadania. A campanha foi criada por Betinho e impactou positivamente a vida de mais de 20 milhões de pessoas no Brasil ao longo dos anos.

A criação da Ação da Cidadania e do Natal Sem Fome tiveram o mesmo objetivo: ajudar os 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza em 1993, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Além de promover doações, a missão da ONG sempre foi lutar pela criação de políticas públicas que melhorassem, de forma definitiva, a vida desta parcela da população. A cesta básica supre uma necessidade imediata, mas é preciso muito mais”, afirma Daniel.

Após dez anos sem ser realizado, a Ação da Cidadania enxergou a necessidade de resgatar o Natal Sem Fome em 2017, por conta da situação em nosso país. “O Brasil saiu oficialmente do Mapa da Fome da ONU em 2014, mas logo voltou a caminhar em direção a esta triste estatística. Em 2020 ainda temos o agravante da pandemia de Covid-19, que serviu como catalizador para esta triste realidade”, finaliza Daniel.

Em breve, teremos mais novidades a respeito da campanha Natal Sem Fome.

Serviço

Ação da Cidadania

Mais informações e doações em www.acaodacidadania.com.br

www.quemfoibetinho.org.br

www.instagram.com/acaodacidadania

www.facebook.com/acaodacidadania

www.youtube.com/acaodacidadania

Sobre a Ação da Cidadania

A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica em nosso país e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas. Após dez anos sem ser realizada, a campanha voltou em 2017 e, em 2020, ganhou força total para ajudar os agora dezenas de milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, segundo dados do Cadastro Único do Governo Federal.

Para auxiliar os brasileiros com dificuldades econômicas causadas pela pandemia de COVID-19, a Ação da Cidadania criou a campanha Ação Contra o Corona, que, até o momento, arrecadou cerca de R﹩30 milhões em recursos e produtos, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas em todo o Brasil.

www.acaodacidadania.com.br

Contatos para a imprensa – Approach Comunicação

Lorena Amazonas

(11) 3846-5787 • r 26

Vantuyl Barbosa

(11) 3846-5787 • r 44

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s