Mais um conselho grátis: anula o aumento da Águas do Paraíba, Wladimir!

O ainda jovem, mas agora ex-prefeito, Rafael Diniz deixou pelo menos duas cascas de banana monumentais para o prefeito Wladimir Garotinho: a primeira foi deixar duas folhas de salário dos servidores municipais meio que “blowing in the wind”. A outra foi o generoso aumento de 7% no valor das contas de água e esgoto que certamente irá turbinar os lucros já fabulosos da concessionária “Águas do Paraíba”.

Para a primeira casca de banana, dei um conselho grátis que aparentemente Wladimir Garotinho ainda não seguiu que foi “pague os servidores”. Aliás, curiosamente,  o sindicato que deveria ter oferecido o mesmo conselho grátis ao novo prefeito, o  Sindicato dos Profissionais Servidores Públicos Municipais de Campos dos Goytacazes (o Siprosep) parece ter optado por atacar jornalistas, no caso o jornalista Roberto Barbosa, em vez de fazer o que se espera de um sindicato autônomo, qual seja, defender os direitos dos seus representados.

Apesar de não ter tido o meu primeiro conselho grátis acatado, irei insistir e dar um novo conselho grátis a Wladimir Garotinho no caso do esquisito decreto que beneficiou a “Águas do Paraíba”: anula o aumento, Wladimir!

E eu explico o porquê do meu conselho grátis. É que além dos serviços prestados pela Águas do Paraíba não serem nenhuma maravilha, a empresa concessionária vem auferindo lucros milionários com as taxas que eram praticadas antes da canetada final de Rafael Diniz (ver figura abaixo produzida pelo Portal Viu!).

lucros águas do paraiba

Como o governo do prefeito Wladimir Garotinho ainda está do meu período de “graça” (que se encerrará no centésimo dia de 2021), aproveito para dar um conselho dentro do conselho. É que não há porque empenhar o crédito político conquistado nas urnas (do qual ele dependerá muito nos próximos 47 meses) em troca de uma recuperação do Canal Campos-Macaé, pois com os valores cobrados a Águas do Paraíba tem obrigação de impedir que esgoto in natura continue sendo despejado dentro de um patrimônio histórico de todos os campistas.

Mas como dar conselho grátis não basta, indico ao prefeito Wladimir Garotinho e sua equipe a leitura de uma dissertação de mestrado defendida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) sob o título de “A privatização da água e seus impactos sobre populações residindo na periferia urbana de Campos dos Goytacazes/RJ” que foi defendida em 2012 pela hoje doutoranda Rosangela Maria Amorim Benevides Guimarães. É que a maioria dos problemas da privatização dos serviços de água e esgoto que foram documentados na referida dissertação continuam sem ser solucionados.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s