O terramoto do mercado de ações ainda não acabou para os capitalistas ocidentais de Tecnologia da Informação (TI). O desenvolvedor chinês de Inteligência Artificial (IA) DeepSeek está intensificando o seu impacto
Antes da onda: com seu projeto de código aberto, os desenvolvedores de Hangzhou conseguiram um golpe contra a concorrência
Por Marc Bebenroth para o “JungeWelt”
O golpe duplo de Hangzhou estava lá: após a estreia das duas mais recentes aplicações de IA da República Popular da China, os capitalistas ocidentais, em particular, ainda estavam ocupados a processar o impacto nas bolsas de valores na terça-feira.
O Deep Seek apresentou a versão mais recente de seu aplicativo de geração de imagens na noite de terça-feira. De acordo com suas próprias declarações, o “Janus-Pro” venceu produtos concorrentes como o “Dall-E 3” da empresa norte-americana Open AI em testes. Anteriormente, o Deep Seek não só causou agitação na segunda-feira com o lançamento de seu outro produto de IA, um Large Language Model (LLM) – coloquialmente conhecido como chatbot – mas também causou quedas recordes nos preços de várias ações de tecnologia.
Enquanto isso, os desenvolvedores do Deep Seek tiraram férias de Ano Novo de uma semana. Muitos dos jovens funcionários estão surpresos com a forma como o mundo está reagindo aos seus modelos de IA poderosos, de baixo custo e de código aberto, informou o South China Morning Post (edição online) na terça-feira.
Os complexos sistemas de reconhecimento de padrões requerem chips de alta tecnologia. Os data centers necessários para operá-los consomem enormes quantidades de eletricidade. Todas as expectativas de lucro associadas foram também expressas nos preços do mercado bolsista, agora reduzidos. A fabricante de chips Nvidia recuperou apenas ligeiramente da perda de 17 por cento registada na segunda-feira, com um aumento entre cinco e seis por cento na terça-feira, conforme informou a agência de notícias Reuters . A empresa estava tão sobrevalorizada até então que a “correcção de preços” de segunda-feira significou uma desvalorização equivalente a 563 mil milhões de euros – segundo a Reuters, uma perda recorde num dia para uma empresa. Até então, as ações da Nvidia eram negociadas a quase 60 vezes o valor dos lucros da empresa.
A Siemens Energy também voltou a subir ligeiramente no índice de ações alemão. Na segunda-feira, o grupo sofreu uma perda de valor de impressionantes 18%. Perdas especulativas foram relatadas no Japão pelo segundo dia consecutivo. A Advantest, fabricante de dispositivos de teste de chips e fornecedora da Nvidia, perdeu dez por cento no mercado de ações na terça-feira, após uma perda de nove por cento na segunda-feira.
Gigantes ocidentais de TI como Alphabet (Google, YouTube, etc.) ou Microsoft (Windows, Open-AI) e fabricantes de hardware como Broadcomm e Nvidia investiram bilhões de dólares para garantir seu lugar sob o sol da IA. O “Projeto Stargate” recentemente anunciado apenas pelo governo dos EUA pretende enterrar US$ 500 bilhões em capital privado no Texas, a fim de criar centros de dados de IA lá. Oracle, Softbank, o fundo MGX dos Emirados Árabes Unidos – e Nvidia estariam envolvidos. Apenas a Open-AI, que pertence ao Grupo Microsoft, se beneficiará com seu LLM Chat-GPT, conforme noticiou o Financial Times na sexta-feira.
Os desenvolvedores ao serviço do capitalista financeiro e chefe da Deep Seek, Liang Wenfeng, disseram que usaram chips da Nvidia com menor capacidade e gastaram menos do que o equivalente a 5,7 milhões de euros no “treinamento” do seu LLM. A Nvidia espera, portanto, uma alta demanda contínua e negócios correspondentes com a República Popular.
Fonte: JungeWelt