Divulgando pesquisa sobre saúde mental e desenvolvimento profissional de docentes universitários

ESTUDO REVELA QUE 62% DOS PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS SOFREM DE BURNOUT

Como parte do esforço deste blog de apoiar o fortalecimento da ciência brasileira, você está sendo convidado/a para participar, como voluntário/a, do projeto de pesquisa “Saúde Mental e Desenvolvimento Profissional de Docentes Universitários”.  

O objetivo da pesquisa é realizar uma análise de dados coletados com cerca de 500 professores com professores universitários . O estudo utiliza a pesquisa quantitativa como método de investigação e tem como objetivo principal estudar a prevalência de transtornos mentais comuns (ansiedade e depressão), estresse e burnout em docentes universitários. O estudo também buscará analisar e compreender o papel das condições de trabalho e da resiliência como preditores desses transtornos.

Durante a pesquisa, poderão ocorrer riscos semelhantes aos do cotidiano, como cansaço ao responder os questionários ou constrangimento ao se deparar com alguma questão sensível. Para minimizar esses riscos, será possível optar por não responder determinadas perguntas, pausar momentaneamente ou abandonar a pesquisa a qualquer momento, sem prejuízo. Os questionários são anônimos, e os dados serão tratados de forma agregada, sem possibilidade de identificação individual. Caso ocorra algum desconforto, posso contatar a pesquisadora responsável pela pesquisa por meio do telefone ou e-mail informados para que as providências adequadas sejam tomadas, incluindo possível encaminhamento ao Núcleo de Psicologia Aplicada da Universidade Salgado de Oliveira, sem custo.

A participação é computada a partir do preenchimento de um formulário on-line que segue abaixo, e todas as informações coletadas estarão sob sigilo de acordo com o comitê de ética da  Universidade Salgado de Oliveira. Seu preenchimento dura cerca de 6 minutos.

https://forms.gle/v6NLLvfaPqkYjnoW9

Deixe um comentário