Fondazione Ernesto Illy ETS se une ao Consórcio Cerrado das Águas para acelerar a transição para paisagens regenerativas

A parceria fortalece as ações da plataforma para promoção da gestão hídrica com resiliência e a construção de paisagens regenerativas no Cerrado Mineiro

 

O Consórcio Cerrado das Águas (CCA) anuncia a entrada da Fondazione Ernesto Illy ETS como nova integrante de sua plataforma colaborativa. Sua chegada atua como um catalisador estratégico para a rede multissetorial que, de forma integrada, promove a resiliência hídrica, a agricultura climaticamente inteligente e a regeneração das paisagens produtivas no Cerrado Mineiro elevando o potencial de impacto das ações já em curso na região.

O CCA reúne atualmente 15 empresas e instituições da cadeia do café, articulando esforços para enfrentar os desafios climáticos e hídricos em um dos territórios mais estratégicos da cafeicultura brasileira. Em 2025, o Consórcio atuou diretamente em 204 propriedades rurais, distribuídas em quatro bacias hidrográficas prioritárias, sendo elas: córrego Feio em Patrocínio, ribeirão Grande em Serra do Salitre, rio Santo Inácio em Coromandel e córrego das Araras em Araguari, ampliando sua escala territorial e impacto coletivo desde o início das atividades, em 2019.

A entrada da Fondazione Ernesto Illy ETS no movimento reforça sua trajetória internacional na promoção da qualidade, inovação e sustentabilidade do café. A parceria com o CCA amplia a atuação de ambas as instituições, potencializando ações que apoiam produtores, fortalecem a governança hídrica local e promovem paisagens produtivas mais resilientes às mudanças climáticas.

Ao integrar a plataforma colaborativa do CCA, a Fondazione Ernesto Illy ETS passa a contribuir ativamente para uma agenda coletiva que conecta ciência, produção, conservação e mercado, reafirmando o compromisso com o futuro do Cerrado Mineiro e com uma cafeicultura que gera valor ambiental, social e econômico de forma integrada e duradoura.

Estamos extremamente orgulhosos de anunciar o apoio da Fondazione Ernesto Illy ETS, pelos próximos cinco anos, ao Consórcio Cerrado das Águas. Esta colaboração nasce do propósito comum de integrar práticas de agricultura regenerativa com técnicas de restauração direcionadas, em áreas específicas do Cerrado, por meio do plantio de espécies nativas, tornando-as mais resilientes às mudanças climáticas e contribuindo para a conservação dos recursos hídricos. Este projeto responde às prioridades da Fondazione Ernesto Illy de contribuir para a transição ecológica e para a conservação da natureza. Estamos convencidos de que, juntos, podemos gerar um valor duradouro para as comunidades agrícolas e para o futuro do Cerrado Mineiro “, revela Anna Illy, presidente da Fondazione Ernesto Illy ETS.

 Resultados de impacto positivo

A parceria ocorre em um momento crucial de expansão. Em 2025, o CCA consolidou o monitoramento de 4.046 hectares por meio do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC). Com o suporte da Fundação, esta iniciativa ganha robustez técnica para acelerar a transição de propriedades na adoção de práticas que integram conservação do solo, manejo eficiente da água e cobertura vegetal, garantindo a resiliência dos negócios frente às mudanças climáticas.

O CCA já recuperou 200 hectares em projetos de restauração ecológica. Com o apoio da Fondazione Ernesto Illy ETS, reforçam-se iniciativas como o projeto “Restauração Ecológica e Café”, aprovado no edital Floresta Viva, que investe mais de R$ 4,1 milhões e prevê a restauração de 202 hectares, a elaboração de 25 Planos de Adaptação Climática, a capacitação de produtores e o monitoramento hidrológico e climático em bacias estratégicas do Cerrado Mineiro.

A parceria tem como visão de longo prazo o projeto “Paisagem Regenerativa do Cerrado Mineiro”, lançado em 2025 e em execução. Ele prevê a criação de um corredor ecológico, já mapeou cerca de 2.000 propriedades e tem a meta de transformar 20 mil hectares em transição regenerativa até 2030, conectando conservação, agricultura e desenvolvimento socioeconômico na região, com potencial de expansão para 55 municípios do Cerrado Mineiro.

“A chegada da Fondazione Ernesto Illy ETS valida o modelo de plataforma colaborativa do CCA e potencializa nossa capacidade de transformar o território. Juntos, estamos construindo paisagens onde a produção de café e a segurança hídrica caminham lado a lado, garantindo que a água de amanhã seja fruto da inovação e do cuidado que aplicamos hoje”, declara Fabiane Sebaio, Secretária Executiva do Cerrado das Águas.

Deixe um comentário