74 dias depois da morte de José Irineu Toledo, filhos conseguem reaver vacas tiradas de sua propriedade

No dia 01 de Agosto de 2013, a família de José Irineu Toledo teve que conviver com dois fatos lamentáveis: a morte do seu patriarca e a realização da imissão de posse da propriedade em que ele produziu e sustentou sua família por mais de 40 anos. Naquele dia, presenciei a retirada do rebanho bovino com que a família obtinha parte do seu sustento com a produção de leite e derivados. Naquela ocasião perguntei à representante da justiça presente no local sobre quem seria o responsável por cuidar do rebanho que estava sendo retirado do Sítio Camará do Sr. José Irineu Toledo. A resposta foi direta: o responsável pela desapropriação.

Hoje (15/10), passados exatos 74 dias desde a remoção do rebanho da família Toledo de sua propriedade expropriada pela CODIN, eis que foi efetivado o retorno das vacas que ficaram guardadas na Fazenda Papagaio cuja proprietária é a LLX Operações Portuárias S/A.  Como da vez anterior estive no local onde as vacas estavam estocadas, na companhia de três filhos do Sr. José Irineu e do advogado Antonio Maurício Costa que hoje representa os interesses da família, e pude notar uma diferença visível, para pior é preciso que se ressalte, na condição física das mesmas. Mas como boa testemunha é aquela que mostra o que viu, abaixo vão imagens do cercado onde as vacas teriam ficado esse tempo todo onde sobrava areia e faltava grama. Os leitores deste blog podem tirar suas próprias conclusões, é óbvio.

Agora, a questão que pede resposta: quem é que vai arcar com as responsabilidades e com as perdas financeiras impostas à família Toledo por todo esse tempo em que ficaram sem poder trabalhar com seus animais?

Finlamente, a pergunta que não quer calar é a seguinte: se é a CODIN quem pediu a imissão de posse do sítio da família do Sr. José Irineu Toledo, por que é que o gado tirado de lá ficou esse tempo todo numa fazenda de uma empresa do Grupo EBX?

IMG_7038

IMG_7091 IMG_7122 IMG_7146 IMG_7071

Um pensamento sobre “74 dias depois da morte de José Irineu Toledo, filhos conseguem reaver vacas tiradas de sua propriedade

  1. […] a rumorosa desapropriação do Sítio Camará do Sr. José Irineu Toledo no dia 01/08/2013 (Aqui!, Aqui! e Aqui!) justamente no dia de sua morte. Há que se lembrar que o Sr. José Irineu passou toda […]

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s