Ando meio cansado da ignorância de muitos jovens que hoje rondam as redes sociais com suas pregações neoliberais. Nem tanto pelas ideias que são ralas, mas pela agressividade e pela indisposição a aceitar que a história do Brasil não começou com as reformas neoliberais do PSDB.
Atribuo essa agressividade a algo básico: a ignorância histórica e o senso de individualismo predatório que é alimentado pela cultura neoliberal predominante em nossa sociedade.
Felizmente, essa fração da juventude está sendo rotulada como “direita mortadela”, pois abraçam valores excludentes estando eles mesmos excluídos das benesses que só os altos estratos das elites brasileiras estão usufruindo neste exato momento. A maioria, com toda a confusão que possa existir como resultado do processo político em andamento, resiste a essa ação agressiva da direita mortadela.
Para instruir a todos, inclusive os membros da direita mortadela, estou colocando abaixo um filme produzido por Silvio Tendler e que narra a saga de presos políticos e dos advogados que corajosamente os defenderam. Conhecer a nossa história é uma das formas fundamentais de nos prepararmos para evitar sua repetição enquanto tragédia ainda maior.