Há mais de uma década participei de um esforço para coibir a realização de podas drásticas e/ou desnecessárias nas ruas de Campos dos Goytacazes. É que além de cortar além do necessário, os responsáveis pela retirada das tão necessárias árvores que nos protege dos limites climáticos também se esqueciam de usar a calda bordalesa para impedir a proliferação de doenças e infiltrações.
Pois bem, nos últimos tempos tenho notado que as podas sendo realizadas principalmente pela empresa concessionária AMPLA estão repetindo velhas práticas, inclusive deixando de usar as caldas protetoras. Um exemplo disto pode ser visto na imagem abaixo onde as áreas marcadas com círculo vermelho não foram cobertas após a conclusão da poda por trabalhadores uniformizados da AMPLA.
E ai é que eu fico me perguntando sobre o que anda fazendo a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para coibir eventuais danos à nosso patrimonial ambiental. Com a palavra, o eminente secretário municipal de meio ambiente, o longevo (ao menos em termos de exercício deste importante cargo) Sr. Zacarias Albuquerque.
É que , se eu bem me recordo, ele estava à frente da secretaria quando o então prefeito de Campos, Arnaldo França Vianna, assinou um termo de ajustamento de conduta (TAC) se comprometendo junto ao Ministério Público Estadual de envidar esforços justamente para evitar esse tipo de agressão ao patrimônio ambiental municipal.
