Soluções urbanas sustentáveis é o tema da VIII Feira de RSE

A oitava edição da Feira de Responsabilidade Social Empresarial Bacia de Campos, realização da Revista Visão Socioambiental e parceiros, acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de maio de 2015, das 14 às 21 horas, no Clube Cidade do Sol (Praia dos Cavaleiros), em Macaé. O evento já faz parte da agenda econômica, social e ambiental da região, debatendo as relações éticas e o desenvolvimento humano e social localmente justo e sustentável.
Na edição de 2015, a Feira de RSE terá como tema central “Soluções Urbanas Sustentáveis”. Inspirado no conceito do economista John Friedman, que define como desenvolvimento alternativo aquele “centrado nas pessoas e no seu ambiente, mais do que na produção e nos lucros”, o Fórum do evento propõe debater alguns temas e questões relacionados ao crescimento sustentável das cidades. Sob este enfoque, indicadores geralmente utilizados para avaliar a dinâmica da economia local – como, por exemplo, o PIB (Produto Interno Bruto) – são confrontados com outros que retratam com mais fidelidade o estágio de desenvolvimento urbano nas áreas econômica, social e ambiental, que são o tripé da sustentabilidade.
Entre os temas que serão abordados no Fórum “Soluções Urbanas Sustentáveis”, destacam-se: gestão compartilhada de território; recursos hídricos; desenvolvimento local; criatividade como alternativa econômica; prevenção, controle e mitigação dos impactos ambientais; política econômica e seus impactos socioambientais na região; mobilidade: soluções criativas e políticas públicas; ciência, tecnologia e informação para o desenvolvimento sustentável; redução das desigualdades; saúde e estilo de vida nas cidades; e impactos urbanos das mudanças climáticas.
A Feira de RSE Bacia de Campos, realizada anualmente em Macaé/RJ desde 2008 conquistou sua legitimidade por ter criado espaços de governança cujos conteúdos são centrais para o equilíbrio socioambiental. Ano após ano, o evento vem recebendo a adesão das forças da sociedade civil, apoio das políticas públicas e de muitas prefeituras, dos grupos mais influentes das empresas, de escolas e universidades públicas e privadas.
Além do Fórum e de stands de empresas, organizações não governamentais, poder público e empreendedores sociais, o evento terá várias oficinas, mostra de vídeos ambientais, rodadas de negócios, apresentações culturais e shows artísticos.