
Em 1918 os estudantes de Córdoba iniciaram um movimento que marcou toda história da América Latina: livre acesso à universidade, liberdade de cátedra, governo compartilhado, compromisso social da universidade com os problemas dos povos, a partir de uma perspectiva latinoamericanista.
Em 2015, no Rio de Janeiro, frente ao desconcertante avanço conservador, melhor dito, da direita, milhares de estudantes protagonizaram algo inédito na UFRJ: a mais empolgante campanha para uma eleição de reitoria dos quase 100 anos da instituição, em que dois projetos de universidade se confrontaram: de um lado, uma meritocracia que desconsidera o fazer universitário; de outro, um projeto cujo eixo revitaliza a autonomia, a crítica e a democracia universitária, programa articulado em torno do congresso universitário e de novas formas de autogoverno e de autonormação para assegurar a autonomia universitária.
E os estudantes compreenderam o que estava em disputa e se posicionaram de modo vibrante, luminoso, imaginativo, que seguramente marcará a história da universidade brasileira. Nada será como antes! Outros milhares de técnico-administrativos se engajaram de corpo-e-alma nesse projeto, a exemplo de professores que igualmente se envolveram de modo pleno, feliz, universitário, nessa bela campanha. Esse balanço ainda é muito preliminar, mas é certo que estamos diante de uma primavera emocionante, linda, criativa, que permite antever um novo século para a UFRJ!
Todas/os que se engajaram nessa luta inauguraram um porvir muito fecundo para as universidades públicas brasileiras, motivando os que, em ásperos cotidianos, forjam uma universidade que não esteja submetida à lógica da comodificação do conhecimento e à racionalidade de que a universidade é uma organização que forma capital humano. Seguiremos nessa jornada!
Abraços fortes e afetuosos a todos os que possibilitaram esse maravilhoso movimento!
Roberto Leher
Chapa 20: Por uma UFRJ Autônoma, Crítica e Democrática.
Conhecendo Roberto Leher e sendo sabedora do conhecimento que possui sobre educação, tenho certeza que sua gestão como reitor da UFRJ vai perseguir o resgate da educação pública, laica e de qualidade.
CurtirCurtir
Avanir, concordo inteiramente com você. A eleição de Roberto Leher é uma grata surpresa no meio de tanta notícia ruim.
CurtirCurtir