O site Infomoney informa que hoje as ações da Prumo Logística Prumo voltaram a subir no mercado de ações nesta sexta feira, após terem disparado 18,60% no dia de ontem (Aqui!). Com isso, os papéis da Prumo Logística atingiram o maior patamar desde dezembro de 2014. Com isso as ações da Prumo subiram 32,55% apenas em dois. A companhia revelou recentemente ao mercado que está em negociações avançadas com potenciais parceiros societários e comerciais, envolvendo o seu terminal de movimentação de petróleo e multiuso no Porto do Açu.
Excelentes notícias, não? Tudo iria de vento em popa se em um comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a Prumo Logística não tivesse esclarecido (!!) que “não tem conhecimento de ato ou fato relevante que possa justi ficar essa disparada dos papéis no pregão desta sexta-feira“. A Prumo informou que ainda que “conforme informado em 10 de abril , continua em negociações avançadas com os bancos credores para alongar o perfil da dívida da companhia. Além disso, a Prumo comunicou que “estuda outras formas de obtenção de recursos para implementação do seu plano de negócios.”
Sem ser nem de perto conhecedor da forma pela qual o mercado de ações é operado, eu diria que o comunicado da Prumo Logística tenta livrar a empresa de quaisquer responsabilidades por um eventual surto especulativo em torno de suas ações e, ainda por cima, reconhece que ainda está se defrontando com problemas de liquidez no curto e médio prazo, o que obriga o alongamento do perfil da dívida. Finalmente, a indicação é de que apesar de todas as notícias positivas disseminadas nas últimas semanas, a verdade nua e crua é que a luz ainda não apareceu no fim do túnel.
Não é que essa situação toda tem uma incrível semelhança com os tempos em que Eike Batista cheirava desastre? Parece ou não um tremendo déjà vu. Parece! Aliás, mais déjà vu do que isso só se o Eike Batista fosse um dos donos ocultos do EIG Global Partners!

Caríssimo,
Tenho plena convicção de que o senhor Batista está longe de ser um dos donos da Eig. Pode está ocorrendo uma especulação com a empresa, mas a bem da verdade, investir na PRUMO e um excelente investimento a longo prazo. O porto funciona, está em operação, em construção e possui um gestor forte globalmente. Pq não daria certo? Sem falar dos gargalos logísticos que se encontram atualmente no Brasil. Sou estivador em Vitoria-es, e todos nos aqui temos ciência de que o porto do açu será uma grande ameaça para o nosso labor.
CurtirCurtir
Prezado Rafael,
Obrigado pelo comentário. Agora, há que se notar que como o EIG Global Partners é um private equity fund não há como se incluir ou remover quem quer que seja da sua lista de investidores, incluindo o ex-bilionário Eike Batista. Por outro lado, quanto ao Porto do Açu, sou mais incrédulo quanto ao que o empreendimento poderá representar nos futuros arranjos logísticos na área de gás e petróleo. Até o momento é mais espuma do que chopp, mas concordo que poderá mudar. A ver!
CurtirCurtir
Desconheço a estrutura de logística para uma gestão positiva de um porto como o do Açu; função hoje a cargo da Prumo. Porém a lógica, o bom senso, sempre foram instrumentos que podem bem orientar, em qualquer setor, que queiramos analisar. O porto do Açu, fora o evento Eike, é difícil encontrar um dado que lhe seja negativo. Vejamos: Já é um Porto em funcionamento; está conectado por um mineroduto a uma das maiores jazidas de minérios do sudeste; tem uma proximidade bastante razoável com siderúrgicas da região: Usiminas e CSN; conectado à malha ferroviária(necessitando melhorias) entre Rio e Vitória: a 150 km das principais plataformas petrolíferas da Bacia de Campos; Menos de 100 km do super congestionado porto de Imbetiba em Macaé, podendo suprir-lhe as rais limitações; com canais de acesso às baias, prontos, e de calados suficientes para atracagem dos maiores navios do mundo; e com o pré-sal à vista. Como estamos no fundo de uma crise, a história tem registrado que o único caminho que resta, é subir, para sair do fundo incomodativo. Acredito!
CurtirCurtir
Alfredo, obrigado pelo comentário. Acho o seu otimismo muito tocante e certamente será bem recebido pelo pessoal da Prumo Logística. Agora, me perdoe, eu tenho acompanhado a instalação do Porto do Açu desde 2009 (tendo orientado duas dissertações já concluídas e com outras duas em andamento) e já possuo conhecimento o suficiente para escrever minhas postagens aqui no blog com um bom grau de precisão. Temo que no caso no Porto do Açu ainda não tenhamos chegado ao fundo do poço e os próximos meses deverão confirmar o que eu estou dizendo.
CurtirCurtir
Caro Marcos, como adiantei não sou especialistas em empresas que operam com logísticas portuárias, caso da Prumo. Quando falei em “fundo de poço” foi mero uso de um lugar comum para acentuar as possíveis dificuldades da empresa. Veja, quando elenquei, topicamente, diversos fatores reais que entornam o Porto do Açu, não me vejo otimista, porém realista, até porque estes “fatores reais” a que me refiro, necessitam de uma logística positiva para em conjunto se otimizarem.Apenas isso. Abraços.
CurtirCurtir