Por Cláudio Egalon
Um dia, quando nos Estados Unidos, li um manifesto publicado em defesa da Teoria de Evolução, em especial, e em defesa à Ciência, em geral. Este manifesto dizia que existem muitos grupos religiosos que são a favor de ensinar o Criacionismo em nossas escolas públicas havendo, ao mesmo tempo, por parte destes grupos, um ataque à Teoria da Evolução. Afinal de contas, dizem eles, é uma apenas uma “Teoria”, não é?
Este mesmo artigo argumenta que, como cientistas, deveríamos considerar um ataque contra UMA de nossas “Teorias”, um ataque contra **TODAS** as nossas teorias: seja ela a Teoria da Evolução, da Relatividade, da Teoria Quântica, da Teoria da Gravitação Universal.
Por ser, antes de tudo, um cientista e, depois disso, um Físico, considero a indicação de um bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, uma pessoa que acredita em Criacionismo, completamente INAPROPRIADA. Além disso, esta indicação beira a uma afronta contra a nossa própria comunidade científica e um ataque a tudo aquilo que apreciamos em Ciência.
Já li os posicionamentos da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Sociedade Brasileira de Física (SBF), e outras sociedades. Porém ,não creio que eles foram longe o suficiente.
Por isso, gostaria de ver uma reação mais VIGOROSA, por parte da comunidade científica brasileira, contra esta indicação!
Não ao Criacionismo de Estado!
*Cláudio Egalon é físico, com bacharelado pela UFRJ, mestrado pelo College of William and Mary e doutorado pelo College of William and Mary, e também possui um doutorado em Engenharia Eletrica pela Old Dominion University. Cláudio Egalon atualmente é empresário na área de desenvolvimento de sensores tecnológicos.
Muito bacana.
CurtirCurtir