Projeto Babitonga Ativa: uma prova de que existem saídas para o caos ambiental

babitonga

Acabo de retornar de Florianópolis onde participei do II Congresso Iberoamericano de Gestão Integrada de Áreas Litorais.  Neste congresso pude encontrar e dialogar com colegas da Universidade da Região de Joinville (Univille) que estão à frente de um audacioso projeto de gestão ambiental integrada na Baía de Babitonga (ver imagens abaixo) que se localiza no litoral norte catarinense.

Como pode ser observado nesse material de divulgação, a situação da Baía de Babitonga é muito semelhante ao que está ocorrendo aqui mesmo no Norte Fluminense, e expressa um esforço de tratar os problemas sociais e ambientais de forma inovadora e democrática.

Outro aspecto que me chamou a atenção nas reuniões em que estive com os meus colegas da Univille é que, em que pesem os diferentes interesses econômicos que existem naquela área, a atuação deles não é acompanhada da negação dos problemas para os quais eles chamam a atenção. Essa atitude que eu considero chave na busca de soluções duradouras para que se alcance o necessário equilíbrio entre os objetivos econômicos com os de natureza social e ambiental.

Por quem quiser saber mais sobre o projeto “Babitonga Ativa”, basta clicar (Aqui!)

2 comentários sobre “Projeto Babitonga Ativa: uma prova de que existem saídas para o caos ambiental

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s