Boletim Petróleo, Roaylties & Região lança edição temática sobre o Porto do Açu

O “Boletim Petróleo, Royalties & Região“, que é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento Regional e Gestão da Cidade da Universidade Candido Mendes (UCAM – Campos dos Goytacazes) é publicado desde 2003, e já se tornou uma referência acadêmica para estudiosos dos impactos dos royalties sobte os municípios recebedores de seus aportes financeiros.

Agora, em seu primeiro número de 2017, os editores do Boletim produziram uma edição temática focada no Porto do Açu com artigos que abordam de forma bastante densa as diferentes facetas que marcam a implantação e funcionamento do megaempreendimento iniciado pelo ex-bilionário Eike Batista (ver abaixo a capa da edição).

boletim

Tive o prazer de contribuir com essa edição do “Boletim do Petróleo, Royalties & Região” com um artigo onde procuro refletir várias das dimensões que marcaram a forma autoritária pela qual este megaempreendimento foi implantado em São João da Barra.  Na minha contribuição procurei não apenas repassar alguns aspectos que já conhecidos, mas também busquei explorar o significado concreto que o conceito de “acumulação por espoliação” proposto por David Harvey ganhou na implantação do Porto do Açu.

Para os interessados em baixar todos os artigos desta edição, basta clicar  (Aqui!). Uma coisa é certa: quem o fizer não vai se decepcionar. E, de quebra, como os artigos apontam para várias nuances ainda pouco exploradas por pesquisadores, é provável que surjam ideias para novos estudos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s