Jornal francês repercute vídeo com dicas de sobrevivência para negros durante a intervenção militar no Rio de Janeiro

media

Li  que o Rádio França Internacional que o jornal francês “20 minutos” havia repercutido um vídeo produzido por três jovens negros do Rio de Janeiro, com dicas de como sobreviver à abordagem indevida de policiais e militares [1].  O título do vídeo já antecipa bem o seu conteúdo: Intervenção do Rio: dicas para sobreviver a uma abordagem indevida (ver vídeo abaixo).

Resolvi dar uma busca no site do jornal francês para ver como o vídeo havia sido repercutido por lá e a manchete já é bem reveladora de como as dicas dadas pelos três moradores da cidade do Rio de Janeiro foram apresentadas aos franceses ( ver imagem abaixo) [2].

20 minutes

Traduzida para o português a manchete fica mais ou menos como “Brasil: três jovens publicam um guia de sobrevivência para os negros que se encontram com as forças da ordem“.

Mesmo sendo a França um país marcado por tensões sociais, o conteúdo do vídeo (produzido por Edu Carvalho, repórter do site Favela da Rocinha, do publicitário e youtuber Spartakus Santiago e de AD Junior, do canal Descolonizando) deverá causar ainda mais embaraços para o governo Temer em face de sua decisão de realizar uma intervenção militar na segurança pública do Rio de Janeiro.   É que as dicas dadas fazem muito sentido no Brasil, mas são quase que impensáveis na França onde as forças policiais são vigiadas de perto pelos órgãos de controle do Estado.

O que me parece curioso é que apesar do vídeo já ter viralizado na internet, a mídia corporativa não deu a mesma cobertura a ele que o “20 Minutes” resolveu dar.  E a razão para isso me parece óbvia. É que a mídia corporativa brasileira que, em grande parte, está dando uma cobertura positiva para a intervenção militar no Rio de Janeiro, não está nem um pouco disposta a abordar que os inevitáveis ônus causados pela militarização da segurança pública deverão recair sobre as favelas cujas populações são majoritariamente compostos por pessoas negras e pobres.

E eu adiciono: desgraçado é o país e as elites que o governam onde dicas como as dadas no vídeo acima devem ser tomadas como coisas sérias.


[1] https://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/343092/Jornal-franc%C3%AAs-se-surpreende-com-v%C3%ADdeo-de-conselhos-para-negros-no-Brasil.htm.

[2] https://www.20minutes.fr/monde/2223911-20180220-video-bresil-trois-jeunes-publient-guide-survie-noirs-face-forces-ordre

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s