Um raro exemplo de como funciona a lavagem mental feita pelas TVs

matrix

Graças ao site “Deadspin” [1], agora podemos ver como as redes de televisão se articulam para propagar agendas e estabelecer determinadas visões de mundo. É o que fica evidente no vídeo abaixo que o pessoal do Deadspin montou com manifestações de jornalistas (ou seriam apenas leitores de material pré-preparado?) que são empregados pela Sinclair Broadcast Group, que é a maior proprietária nos EUA de canais locais cujo dono é um aliado do presidente Donald Trump [2].

 

Ainda que o que se vê acima não seja exatamente a concretização do que é apresentado no épico de ficção científica “Matrix”, é óbvio que não podemos desconsiderar o papel de formação de opiniões coletivas a partir da mídia corporativa que mormente representa a visão de mundo de seus donos, e apenas deles.

E mais, se é possível que uma corporação televisiva jogue um papel tão evidente de disseminar a visão de mundo em uma democracia mais consolidada como a dos EUA, imagine os estragos que não pode ser feita num país de economia periférica como a do Brasil onde um punhado pequeno de famílias controla todos os principais canais.

Por isso a importância de que se produzam visões alternativas do que está acontecendo na realidade, pelo menos para que as pessoas tenham a chance de optar por qual das visões irão optar.


[1] https://deadspin.com/

[2] https://theconcourse.deadspin.com/how-americas-largest-local-tv-owner-turned-its-news-anc-1824233490

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s