No México, a vitória de um nacionalista revolucionário

No dia em que Brasil e México deverão se enfrentar pela Copa do Mundo da FIFA, a população mexicana celebra a vitória de Andrés Manuel López Obrador, ou simplesmente AMLO, na recém encerrada campanha presidencial.

amlo

A vitória terá de AMLO terá amplas repercussões política na América Latina, na medida em que o México é a segunda economia latino-americana e possui influência direta em boa parte da região dentro de sua periferia imediata.

Apesar de AMLO não ser da esquerda tradicional, o simples fato de que ele se opõe às políticas neoliberais de seus antecessores deverá energizar amplos segmentos da população mexicana que hoje se encontram sofrendo com as piores facetas da privatização desenfreada de bens públicos.

A esquerda mexicana terá que saber trabalhar esse momento, de modo a fazer avançar uma agenda mais ampla do que a que levou AMLO ao poder.  Essa possibilidade deverá ser ainda acompanhada de uma diminuição das forças repressivas do aparelho do estado mexicano que  nas últimadas décadas moveu uma guerra sem trégua aos movimentos de oposição, à classe trabalhadora e à juventude mexicana.

Considero que a vitória de AMLO deverá repercutir em outros países latino-americanos porque servir para apagar uma série de derrotas recentes em que a esquerda foi suplantada por candidatos claramente aliados aos interesses estadunidenses na região. 

Resultado de imagem para wall trump

Ah, sim! Agora, vamos ver como fica o muro que Donald Trump quer construir na fronteira com o México. É que Trump sempre disse que seria o México quem iria pagar pela construção. Com a vitória de AMLO, é bem capaz que o congresso estadunidense acabe liberando s US$ 25 bilhões necessários para este mamute da segregação geopolítica dos EUA.  A ver!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s