Sou uma testemunha viva do poder transformador da universidade pública

Defender seu caráter gratuito é minha obrigação

Há quem não entenda o papel das universidades públicas e gratuitas na vida de estudantes pobres. Pois bem, mexendo em coisas pessoais guardadas numa mala durante uma pintura da casa onde moro, encontrei o certificado de ex-morador do Alojamento de Estudantes da UFRJ, assinado pelo senhor Alberto Claudio dos Santos.

ex morador aló

Este certificado mostra mais do que meu tempo de moradia, pois o aprendizado que tive lá carreguei até comigo. Por ser devedor das futuras gerações é que não posso deixar de me indignar com os partidos políticos que querem negar a outros jovens pobres, a mesma oportunidade que me foi dada pela UFRJ e pelo seu alojamento estudantil.

E quem me vê hoje como professor universitário detentor de um título de doutor numa boa universidade estadunidense, pode até querer me apontar com um exemplo de que a chamada meritocracia capitalista funciona.  Nada mais longe da verdade, pois se não fosse pelo investimento feito em mim pelo Estado e muitas pessoas que se solidarizam com o meu esforço ao longo dos meus anos de formação universitária, eu certamente não teria conseguido alcançar o que alcancei.

A verdade nua e crua é que quem corta gastos em investimentos em educação pública sabe bem o que faz para a imensa massa de jovens pobres, que é decretar uma vida longe da plenitude de oportunidades que é reservada aos filhos das elites brasileiras.

Por isso, defender as universidades públicas é uma obrigação de todos aqueles que querem um futuro melhor para a imensa maioria da população brasileira que, na maioria das vezes, só passa pelas universidades para construir prédios, limpar o chão e proteger os que lá estão.

E, sim, negue seu voto a quem vier com propostas que coloquem em perigo o caráter gratuito das universidades públicas. A começar pelo senhor Geraldo Alckmin que já declarou que irá instalar a cobrança de mensalidades nos cursos de pós-graduação!

Um pensamento sobre “Sou uma testemunha viva do poder transformador da universidade pública

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s