O silêncio seletivo em torno da lista de Carlos Miranda, o “operador” de Sérgio Cabral

O portal G1 publicou ontem (18/08) uma matéria assinada pelos jornalistas Arthur Guimarães, Leslie Leitão e Paulo Renato Soares dando informações sobre os implicados na delação do Sr. Carlos Miranda, também conhecido como o “operador” de Sérgio Cabral. A matéria deu detalhes de quanto foi alocado para cada “beneficiário” das “operações” de captação ilegal de recursos junto a empreiteiras, com a finalidade de financiamento de campanhas eleitorais [1].

carlos miranda lista

Pois bem, como há pelo menos um político com base no município de Campos dos Goytacazes citado na lista de Carlos Miranda, resolvi verificar qual a repercussão dada na mídia campista impressa e eletrônica sobre o assunto. Mesmo levando em consideração que nem sempre tal repercussão é imediata, surpreendentemente encontrei apenas dois veículos que citaram a matéria do G1 [2 & 3].

Aí é que eu pergunto: será que teríamos o mesmo comportamento de “a lerda” em relação a esta verdadeira bomba de neutrons jogada sobre a cabeça dos citados se os denunciados fossem Anthony Garotinho ou o ex-presidente Lula?

Acredito que os leitores deste blog já sabem bem a resposta à pergunta acima e sobre o que isto revela sobre a forma seletiva com que o combate à corrupção é feito pela mídia, aqui e alhures. E é desta seletividade que devemos desconfiar sempre quando formamos as nossas opiniões sobre a realidade onde estamos envolvidos.


[1] https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/08/18/em-delacao-operador-de-cabral-diz-que-40-politicos-do-rj-receberam-caixa-2-e-que-paes-pediu-dinheiro-para-o-mdb.ghtml

[2] http://www.tribunanf.com.br/operador-de-cabral-delata-40-politicos-do-estado-deputado-de-campos-entre-os-delatados/

[3] https://www.clickcampos.com/delator-diz-que-joao-peixoto-recebeu-r-1-milhao-em-propina-durante-campanha/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s