ABES e Observatório do Terceiro Setor trabalham em prol do meio ambiente, promovendo a coleta e descarte de resíduos eletrônicos

resíduos-eletrônicos-2

Em carta de intenção assinada, os parceiros se comprometem a estimular melhoras no impacto socioambiental através da coleta e descarte correto de resíduos eletrônicos de associados da ABES

A ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software) e o Observatório do Terceiro Setor assinaram uma carta de intenção se comprometendo a trabalhar em prol do meio ambiente e na melhoria do impacto socioambiental de empresas de tecnologia. O principal objetivo desta parceria é colocar em prática uma campanha voltada aos associados da ABES, conscientizando quanto às regulamentações envolvidas e promovendo a coleta e descarte correto de resíduos eletrônicos, como computadores, celulares, entre outros.

Em pesquisa realizada em 2018, o Cempre (Compromisso Empresarial pela Reciclagem) apontou que apenas 1.227 dos 5.570 municípios brasileiros fazem coleta seletivo do lixo e um estudo da Global e-Waste Monitor em 2017 posicionou o País em 2º lugar em relação à produção de resíduos eletrônicos na América, atrás apenas dos EUA. “É fundamental que o setor trabalhe junto para reverter esse cenário. Temos como propósito construir um Brasil mais digital e menos desigual, mas não podemos de forma alguma prejudicar o meio ambiente nesse processo. Acreditamos que a parceria com o Observatório do Terceiro será fundamental para colaborar e conscientizar nossos associados quanto à importância do descarte adequado de seus resíduos”, afirma Rodolfo Fücher, presidente da ABES.

Através dessa parceria, a RU – ReUrbi (antiga Recicladora Urbana), parceira desde julho do Observatório do Terceiro Setor e especialista de logística reversa de equipamentos eletrônicos da linha verde, realizará a coleta dos resíduos eletrônicos dos associados da ABES de forma gratuita. A recicladora oferece alguns serviços diferenciais, como o inventário e a descaracterização de dados e da propriedade de ativos, assim como limpeza de mídias dos HDs e a emissão do certificado de Tripla Garantia, de acordo com a Legislação para os descartes. Além disso, a RU-ReUrbi oferece toda documentação necessária para comprovar o descarte correto e o Relatório de Impacto Socioambiental, com os resultados da recicladora e da participação de cada empresa doadora nestes resultados.

“O Observatório do Terceiro Setor acredita muito no poder do trabalho em rede, das parcerias entre organizações da sociedade civil com objetivos em comum. Para nós, é uma grande satisfação ter a ABES como parceira para promover o descarte adequado e a reciclagem de resíduos eletrônicos, além de conscientizar sobre o impacto positivo desse tipo de ação dentro das empresas”, conclui Joel Scala, diretor executivo do Observatório do Terceiro Setor.

Sobre a ABES – 2019

A ABES, Associação Brasileira das Empresas de Software, representa aproximadamente 2 mil empresas, que totalizam cerca de 85% do faturamento do segmento de software e serviços no Brasil, distribuídas em 23 Estados brasileiros e no Distrito Federal, responsáveis pela geração de mais de 205 mil empregos diretos e um faturamento anual da ordem de R$ 61 bilhões em 2018.

Desde sua fundação, em setembro de 1986, a entidade busca ser relevante para seus associados e referência nacional e internacional do setor de tecnologia, sempre alinhada à sua missão de conectar, orientar, proteger e desenvolver o setor brasileiro de TIC. Oferece aos seus associados vários benefícios e serviços, como certidões, orientadores jurídicos e eventos. Conta com vários comitês temáticos para debater temas em evidência e definir diretrizes de atuação.

É referência como fonte de dados do setor e foca suas ações nas áreas jurídica, tributária, regulatória, compliance e de fomento à inovação, entre outras. A ABES promove o empreendedorismo, visa à melhoria do ambiente de negócios e a competitividade e luta por um Brasil mais digital e menos desigual.

Acesse o Portal ABES – http://www.abes.org.brou fale com a nossa Central de Relacionamento: +55(11) 2161-2833.

ABES – Contatos para a imprensa:

Weber Shandwick Brasil

PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950

Marina Kaiser mfaria@webershandwick.com – Telefone: (11) 3027-0241

Carolina Boccardo cboccardo@webershandwick.com – Telefone: (11) 3531-4968

Maria Luiza Sâmia msamia@webershandwick.comTelefone: (11) 3027-0200 Ramal 351

Sobre o Observatório do Terceiro Setor

O Observatório do Terceiro Setor é uma agência brasileira de conteúdo multimídia com foco nas temáticas sociais e nos direitos humanos, no que o mundo precisa com urgência. Reúne plataformas de TV, de rádio e digitais para divulgar as boas práticas das organizações da sociedade civil.

É o único veículo de comunicação dedicado a dar visibilidade aos trabalhos com impacto social. A sociedade civil hoje agrega mais de 820 mil entidades no Brasil e o objetivo do Observatório é disseminar conhecimentos, estimular o debate e aproximar as organizações para trocarem experiências, partilharem dificuldades e conquistas, e evoluírem em suas metas.

Tem como missão editorial dar voz aos assuntos do universo social – seja nas áreas da educação, saúde, direitos humanos, cultura, meio ambiente, entre outras – que estão fora da pauta da imprensa tradicional. Mostrar os problemas, desafios, lacunas e soluções que podem ser replicadas e ganhar escala.

Alinhado à agenda da sociedade civil, colabora para um país mais justo, solidário e sustentável. Informando. Prestando serviços. Criando campanhas. Auxiliando na elaboração de propostas para ampliar o poder de transformação e intervenção dos cidadãos. Realizando parcerias para gerar ações positivas, como a selada com a RU – ReUrbi, que recolhe resíduos eletrônicos e os transforma em computadores vendidos para ONGs a preços acessíveis, contribuindo para a defesa do meio ambiente.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s