Design for Change lança prêmio que reconhecerá iniciativas de estudantes para preservar as florestas tropicais

Image result for rainforest conservation

O prêmio será lançado dia 30 de novembro, no Vaticano, e projetos selecionados receberão premiações que totalizam 10 mil dólares

O movimento global Design for Change , que inspira milhões de jovens do mundo todo a transformarem suas escolas e comunidades, lança durante sua conferência global “Eu Posso ” – que esse ano será realizada no Vaticano – o Rainforest Kids Challenge , que tem o apoio do Rainforest XPrize . A iniciativa premiará projetos de estudantes que contribuam para manter as florestas tropicais em pé, e as melhores idéias selecionadas receberão, ao todo, prêmios que totalizam o valor de 10 mil dólares.

logo

O Rainforest Kids Challenge é um desafio global para estimular que crianças e jovens do mundo inteiro busquem soluções para preservação das florestas tropicais e, assim, contribuam para o combate da crise climática e para a construção de um futuro próspero, justo e sustentável. O desafio tem duração de um ano e a premiação acontecerá na Conferência Global de 2020, a ser realizada em São Paulo.

Neste ano, a conferência global “Eu Posso ” acontece entre os dias 27 e 30 de novembro, e o encontro deve reunir cerca de duas mil crianças de mais de 40 países. No primeiro dia, o grupo todo será recebido no Palazzio dei Congressi, em Roma. Depois, as delegações se espalharão por toda a cidade, onde participarão de trocas e apresentações com grupos de outros países durante dois dias. No último dia do evento, eles voltarão a se reunir, dessa vez na Aula Paula VI, no Vaticano, onde serão recebidos pelo Papa Francisco e por outras lideranças mundiais.

global summit

Essa é a maior conferência – em número de estudantes participantes – já realizada pelo Design for Change. O movimento trabalha a partir de quatro verbos – sentir, imaginar, fazer e compartilhar – para promover entre as crianças e jovens o protagonismo, a empatia, a criatividade e o trabalho em equipe. No Brasil, o movimento é representado pelo Criativos da Escola, programa do Instituto Alana, que está levando uma delegação brasileira para o encontro.

O objetivo do Rainforest Kids Challenge é educar crianças e jovens sobre a importância da floresta tropical e convidá-las a ser parte da solução. O prêmio é desenhado a partir da metodologia pedagógica de geração de impacto do Design For Change (Sentir, Imaginar, Fazer e Compartilhar) e busca projetos inovadores, possíveis de serem desenvolvidos a partir da tecnologia, fáceis de replicar, escaláveis e sustentáveis. Mais informações podem ser obtidas no site rainforestkidschallenge. dfcworld.com.

Sobre Design for Change

O movimento global Design for Change (DFC) está presente em 65 países e já impactou mais de 2,2 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo. Criado pela designer indiana Kiran Bir Sethi, em 2006, o DFC atua a partir de uma metodologia de elaboração de projetos dividida em quatro etapas (representadas pelos verbos sentir, imaginar, fazer e compartilhar), com o objetivo de estimular crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.

Sobre o Rainforest XPRIZE

Lançado no último dia 19 de novembro, o Rainforest XPRIZE, prêmio de 10 milhões de dólares, tem como missão mostrar que a floresta em pé vale mais que derrubada. A competição tem duração de quatro anos e as inscrições estão abertas a todas as pessoas interessadas em desenvolver tecnologias acessíveis para o mapeamento completo da biodiversidade das florestas tropicais. O inventário servirá para o desenvolvimento de soluções inovadoras que possam acelerar a bioeconomia da floresta e fortalecer os povos da floresta. Mais informações aqui: rainforest.xprize.org.

Informações para a imprensa

2PRÓ Comunicação
Tels. (11) 3030.9437 / 9464 / 9404
Novembro / 2019

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s