Prêmio para Greta Thunberg vai beneficiar a Campanha SOS Amazônia

Greta Thunberg recebeu ontem, dia 20 de julho, o Prêmio Gulbenkian para a Humanidade – Alterações Climáticas. A ativista sueca vai doar 100 mil euros, mais de meio milhão de reais, para ações da campanha SOS Amazônia criada pelo Fridays For Future Brasil.

greta

Ativista sueca Greta Thunberg doou parte do prêmio de 1 milhão de euros para apoiar atividades de defesa da Amazônia e dos povos tradicionais

Greta Thunberg doou mais de meio milhão de reais para ações de enfrentamento ao Coronavírus no Amazonas, e assim contribuiu fortemente para o combate da pandemia na região amazônica. O recurso é parte do prêmio de 1 milhão de euros que ela recebeu pelo Prêmio Gulbenkian para a Humanidade, concedido pela Fundação Calouste Gulbenkian, com sede em Portugal. Com o recurso, o Fridays for Future Brasil, por meio da Fundação Amazonas Sustentável (FAS), irá fortalecer ações nas regiões do Alto Rio Negro, Lábrea e Purus e comunidades de Manaus e entorno.

Atribuído anualmente, a honraria distingue pessoas, grupos de pessoas e/ou organizações de todo o mundo cujas contribuições para a mitigação e adaptação às alterações climáticas se destacam pela originalidade, inovação e impacto. A FAS já recebeu este mesmo prêmio em 2016 em reconhecimento por sua ações de conservação da floresta e desenvolvimento sustentável.

Os recursos doados por Greta vão se somar à campanha SOS Amazônia, do Fridays For Future Brasil, formado por jovens ativistas brasileiros, com o suporte da FAS, criada com o intuito de ajudar comunidades indígenas e populações tradicionais do território amazônico no combate à COVID-19. Contribuições podem ser feitas pelo site sosamazonia.fund, que já recebeu quase 250 mil reais de mais de 1.300 doadores.

No mês passado, o movimento Fridays for Future Brasil lançou, durante uma coletiva de imprensa com meios de comunicação do Brasil e do exterior, a campanha #SOSAmazonia, para direcionar recursos para comunidades ribeirinhas e indígenas remotas e vulneráveis com atendimento de saúde precário no estado do Amazonas. A campanha é uma iniciativa de jovens ativistas brasileiros e internacionais criada com o intuito de ajudar comunidades tradicionais do território amazônico no combate à Covid-19. Por meio de um financiamento coletivo internacional, o objetivo é arrecadar R$ 1 milhão para a compra de itens básicos de higiene e alimentação e investimentos em equipamentos de saúde.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s