Plataforma Videocamp e Deusdará Filmes disponibilizam o documentário “Descarte” no dia 11 de março

Com criação e direção de Leonardo Brant, filme aborda a reciclagem por meio da reutilização de recursos em forma de design, inovação e arte

unnamed (8)

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento do Governo Federal (SNIS), em 2019, foram coletados 65,11 milhões de toneladas de resíduos no Brasil, sendo que somente 1,6% de resíduos recicláveis secos foram recuperados. Para mostrar que existem ações que podem fazer a diferença, transformando muitos dos recursos descartados em obras de arte, o Videocamp, em parceria com a Deusdará Filmes, disponibiliza, a partir do dia 11 de março, o documentário ” Descarte ” para ser assistido como, onde e quando quiser, durante os próximos três meses.

Criado e dirigido por Leonardo Brant, “Descarte” retrata histórias inspiradoras de artistas, designer e artesãos, de diferentes partes do país, que transformam materiais recicláveis com inovação e sensibilidade. O filme tem como pano de fundo o drama social do lixo no Brasil e traz ao centro da discussão os 10 anos da Política Nacional de Resíduos Sólidos (lei 12.305/10), que organiza a forma com que o Brasil lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de seus resíduos.

O documentário, que é baseado em histórias reais, é uma forma de conscientizar o público sobre a cultura da reciclagem, através de uma narrativa didática, retratando novas possibilidades de destino para tudo o que é consumido. Por meio de entrevistas com especialistas, ativistas e gestores de resíduos, o diretor busca refletir sobre a relação do lixo com as cidades, os lixões e os catadores.

“Como a Deusdará Filmes é uma produtora de documentários de impacto, o Videocamp é um parceiro fundamental para atingirmos os nossos objetivos, levando conteúdos inovadores a um público engajado, que luta por melhores condições de vida para as pessoas e o planeta. Nosso objetivo é pautar a questão dos resíduos sólidos a partir da ação de pessoas inspiradoras, ao mesmo tempo em que apresentamos a complexidade do assunto de maneira acessível”, conta Leonardo Brant, diretor associado da Deusdará Filmes.

No site do filme é possível encontrar conteúdos e ações gerados durante as filmagens, como uma temporada de um podcast para falar da pesquisa e do processo criativo do filme, debates virtuais com convidados e textos temáticos sobre os temas do documentário editados pelo jornalista Sérgio Rizzo. O filme está disponível no catálogo do Videocamp e na seção ” Assista Agora “, para assistir não é necessário o agendamento prévio, basta se cadastrar na plataforma.

Sobre o Videocamp

O Videocamp é uma plataforma online que reúne filmes com potencial de impacto que podem ser exibidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo e de forma gratuita. A missão do Videocamp é criar caminhos para democratizar o acesso à cultura e à informação, que são direitos universais. Para os realizadores, a plataforma potencializa a formação de público e atua como ferramenta de promoção dentro da estratégia de lançamento do filme.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s