Tema “Mudanças climáticas” é destaque em curso internacional para professores brasileiros

unnamed (10)

A abordagem das “Mudanças Climáticas” em sala de aula foi destaque na “Academia de Ação Climática”, curso para professores brasileiros que contou com a participação de 96 educadores de 21 estados do país. Desses, 90% receberam bolsas integrais de instituições parceiras. A iniciativa é da ONG chilena 2811em parceria com a Climate-KIC, que também ministrou o treinamento para professores de Portugal. A 2811 já capacitou docentes no Chile, Colômbia, USA e Alemanha.

Durante os meses de Julho e Agosto, educadores das redes pública e privada foram capacitados a mostrar aos alunos soluções para reduzir os problemas ambientais que atingem o país e o mundo. O curso forneceu recursos para que professores não só biológicas e geografia, mas também ciências sociais, matemática, educação física, e outras áreas de estudo, incorporem o tema das mudanças climáticas em seus planos de aula. O objetivo principal é que esse conteúdo seja multiplicado em classe, fornecendo ferramentas para os jovens se envolverem com ações climáticas inovadoras.

O diretor da 2811, Waldo Soto, explica que a versão do curso em português enfatizou que as questões da promoção da educação para a “ação climática” têm relação direta com “justiça climática”, já que os impactos da crise são ligados às desigualdades sociais, disparidades territoriais e capacidade adaptativa.

“Escolhemos capacitar os professores brasileiros também porque o país está exposto a muitos dos impactos causados pelo aquecimento global: seca, enchentes e deslizamentos de terra, por exemplo. Por outro lado, o Brasil possui um elevado potencial de liderança na transformação para a ação climática em razão da extensão territorial, da diversidade e da relevância econômica. O país é naturalmente um candidato forte para agir no atual cenário, que exige ação imediata”, afirma Soto.

Marca da Academia de Ação Climática. Foto: divulgação.

Ao longo do curso, os educadores receberam e desenvolveram planos de aulas para criarem oportunidades educacionais e ampliar a conscientização de crianças e jovens.  

A bióloga e professora Carolina de Brito Maciel, que participou do curso, já levou para os alunos da periferia da Zona Oeste do Rio de Janeiro, por exemplo, o uso da calculadora de CO2. A ideia foi reforçar os aprendizados de matemática e a importância de reduzir as emissões de gases.

“Eles não faziam ideia da quantidade de emissão de gases que a nossa rotina impacta no meio ambiente e ficaram reflexivos quando descobriram sobre quantas árvores precisam plantar para compensar as emissões. Logo depois se animaram para calcular a eletricidade que usam, o transporte e como poderiam mitigar o que emitiram”, relata a professora Carolina.

Além da participação no curso, os professores brasileiros se juntaram a uma comunidade de educadores focados em sustentabilidade, e receberam o certificado da Climate-KIC (Comunidade de inovação e conhecimento da União Europeia para a ação climática).

Até agora a Academia de Ação Climática da Plataforma 2811 já capacitou mais de 500 professores na Europa, Estados Unidos e América Latina e mais de 100 no Brasil e Portugal.

A expectativa é treinar cerca de 10 mil professores no mundo até o fim de 2022. A próxima turma no Brasil deve iniciar no primeiro semestre de 2022.

Sobre a 2811   

A Plataforma 2811 atua há cinco anos na promoção da inovação social e do desenvolvimento sustentável a partir do espaço acadêmico, trabalhando em parceria com fundações, empresas, organizações da sociedade civil e universidades. Atualmente a ONG atua diferentes países incluindo Chile, Peru, Colômbia, México, Brasil, Estados Unidos e Alemanha.

Mais informações

https://2811.cl/

https://pt.climateactionacademy.org/

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s