A Plataforma de streaming Twitch: há muito mais do que apenas um portal para gravações de jogos Foto: SOPA Images / LightRocket / Getty Images
Por Markus Böhm para a Der Spiegel
O Twitch está familiarizado com situações ao vivo. Nesta quarta-feira, porém, as coisas estarão agitadas nos bastidores da subsidiária da Amazon, que está focada em transmissões ao vivo. Porque de repente não são apenas os criadores da plataforma que estão no centro das atenções, mas também aqueles que lhes fornecem o ambiente técnico para as suas apresentações.
Na rede, há cada vez mais relatos de vazamento de supostamente mais de 135 gigabytes de dados conectados à plataforma de vídeo. E só poderia ser a primeira de várias publicações, pelo menos é o que o texto que acompanha o vazamento soa em um fórum da web.
A comunidade do Twitch é uma “fossa venenosa”, escreveu alguém desconhecido para um link de download do pacote de dados. O vazamento deve ser entendido como uma interrupção direcionada e uma tentativa de promover a concorrência no mercado de streaming. Ele contém todo o código-fonte do Twitch.tv e outras ofertas do Twitch, bem como toda a renda do criador de agosto de 2019 até hoje – supostamente também informações que fazem parte dos segredos comerciais do Twitch.
Os dados são reais?
De acordo com usuários individuais do Twitter, os dados revelam, entre outras coisas, quanto dinheiro o Twitch pagou a seus streamers nos últimos dois anos, incluindo as estrelas principais. O pacote de informações internas presumidas também deve conter evidências de que Twitch estava trabalhando em uma alternativa para a plataforma de jogos para PC muito usada Steam sob o nome de projeto “Vapor”.
O próprio Twitch ainda não comentou o vazamento. A revista “Video Games Chronicle” relata, no entanto, que uma fonte da empresa sinalizou para ele que os dados publicados eram genuínos. A revista de tecnologia alemã “Heise” também confirma que pelo menos os dados de sua conta no Twitch que aparecem no vazamento estão corretos. E o operador do canal de jogos “tehMorag” também anunciou no Twitter que as informações sobre os pagamentos que lhe foram feitos correspondem à realidade , tal como o fez o operador da conta Twitch “Rimmy”.
Twitch é uma das plataformas de vídeo mais importantes do mundo, e ficou famosa por suas gravações de jogos, que eram comentadas ao vivo por jogadores de vídeo. Enquanto isso, Twitch é muito mais do que apenas um portal para fluxos de jogos. Existem, por exemplo, transmissões de esportes e shows, bem como programas de culinária ou coisas bizarras , como fluxos principalmente de mulheres que conversam na frente das câmeras em redemoinhos ou piscinas e coletam doações de seus espectadores predominantemente masculinos.
Renda de milhões via Twitch
Os streamers de Twitch de maior sucesso da Alemanha incluem MontanaBlack (para quem você pode ler um retrato aqui ) e Knossi (cuja carreira é descrita aqui) . Ambos podem ser considerados como pertencentes ao círculo mais amplo dos maiores ganhadores do Twitch, com base apenas em sua popularidade e número de assinaturas. Esta avaliação seria apoiada pelos números que agora circulam do vazamento, de acordo com os quais ambos os streamers receberam um total de mais de dois milhões de dólares cada, de agosto de 2019 a setembro de 2021.
Ao classificar esses montantes, deve-se também ter em mente que esses pagamentos devem ser tributados primeiro na Alemanha. Ao mesmo tempo, a maioria dos criadores não está apenas ativa no Twitch, mas também gera renda adicional por meio de outras plataformas, por meio de merchandising e acordos de patrocínio.
O Twitch ainda não respondeu a uma solicitação da “Spiegel” sobre o vazamento e as consequências para os usuários e criadores alemães. Atualizaremos este artigo assim que recebermos uma declaração de incidente.
Este foi escrito originalmente em alemão e publicado pela revista Der Spiegel [Aqui!].