Harpic reúne 5 dicas para economia de água no banheiro. Pequenas atitudes podem criar uma rotina mais sustentável e gerar impactos positivos ao meio ambiente
O banheiro é um dos cômodos mais importantes e visitados em uma casa diariamente, por isso, há sempre um grande esforço para mantê-lo limpo e confortável. Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), em outubro de 2011 os índices dos reservatórios que abastecem as cidades estavam em cerca de 66,9% de suas capacidades totais. Se comparado com os dias atuais, seguindo o mesmo mês analisado, o número cai para 37,7%, o que resulta numa preocupação ainda maior em relação ao abastecimento deste importante recurso natural.
Uma das problemáticas ligadas à limpeza e utilização do banheiro é o consumo da água, visto que artigos como bacia sanitária, lavatório e chuveiro consomem bastante o recurso. A questão se torna ainda mais importante no contexto atual, em que tanto se discute sobre uma iminente crise hídrica no Brasil.
Pensando nisso, Harpic, marca especialista em cuidados sanitários da Reckitt Hygiene Comercial, que tem como missão apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 da ONU, de Água Potável e Saneamento, preparou dicas para te ajudar a economizar água e sem deixar de realizar a limpeza necessária no banheiro. Algumas medidas simples podem fazer toda diferença na economia e uso consciente. Atualmente a média de consumo de água diária por pessoa recomendada pela Organização das Nações Unidas é de 110 litros/dia***. Porém, no Brasil, estima-se que o consumo diário, pode chegar há mais de 200 litros/dia*** por pessoa. Confira as dicas:
Não utilize o vaso sanitário como lixeira
Fazer o descarte de lixo no vaso sanitário não é uma boa ideia e pode corroborar para o desperdício de água, já que você precisará de muito mais água para se livrar desse lixo por meio da descarga. Além disso, à longo prazo sua tubulação corre o risco de entupir, gerando manutenções.
Escolha a descarga corretamente
Cada vez que a descarga é acionada, dependendo do sistema, é liberado uma média de 10 a 14 litros de água. Para garantir economia de água a longo prazo, escolha sistemas de descarga com acionamento duplo, que libera diferentes quantidades de água para diferentes tipos de dejetos.
Fonte: AEC Web
Fique de olho nos vazamentos
Mesmo os pequenos vazamentos, podem gerar uma grande perda e desperdício de água, por isso, fique sempre de olho nos sinais: fluxo de água da descarga fraco, paredes com manchas, bolhas ou descascando etc. Ao notar algum desses sinais, busque entender o problema.
Reutilize água para lavar seu banheiro
Crie o hábito de recolher água de sua máquina de lavar ou da chuva para lavar o banheiro, isso pode te ajudar a economizar na conta de água.