A morte de Thomas Lovejoy, um cientista que aprendeu a amar e defender a Amazônia

Thomas-Lovejoy

Conheci Thomas Lovejoy no início de 1991 quando ele foi dar uma palestra na Divisão de Ciências Ambientais do Oak Ridge National Laboratory onde eu acabava de chegar para cumprir um período de intenso aprendizado que me colocou como um pesquisador interessado nos processos dos quais ele foi um dos precursores.  Em uma breve conversa após a conferência em que Lovejoy demonstrou seu profundo conhecimento sobre os processos ecológicos já angariado com seu projeto “Biological Dynamics of Forest Fragments Project (BDFFP; ou Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais, PDBFF) que ele havia sido iniciado em 1979. Mas mais do que ciência, Lovejoy emanava um profundo respeito pela Amazônia, sua diversidade biológica e seus povos. Desde então, sempre que lembro de Lovejoy, penso em alguém com profunda capacidade científica, mas que também possuía um forte elegância para compartilhar seu conhecimento, sempre portando uma inconfundível gravata borboleta.

Hoje soube que Thomas Lovejoy falaceu de um câncer fulminante no pâncreas e que nos priva de sua sabedoria enquanto ele tinha 80 anos (mais de 50 deles relacionados com o estudo e a proteção da Amazônia brasileira), certamente com ainda muita contribuição para dar ao avanço da ciência amazônica, e especialmente na defesa da sua diversidade biológica e cultural.

A morte de personagens como Lovejoy não é uma perda apenas para familiares e amigos, mas todos aqueles que se beneficiaram da sua tenacidade científica, e dos esforços que realizou em prol da proteção e da conservação das florestas amazônicas.

Rest in peace Thomas Lovejoy!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s