A morte de Eny Moreira, uma advogada movida pela indignação

Eny-Moreira

Eny Moreira, advogada de presos políticos,  criadora do Comitê Brasileiro pela Anistia e autora do livro Brasil: nunca mais. 

Morreu hoje em São Paulo aos 77 anos, a advogada Eny Moreira Raimundo (ou apenas Eny Moreira como ela preferia ser chamada). Tive a oportunidade de entrevistar Eny Moreira em 2009 para levantar informações para um capítulo de livro que escrevi sobre a sua luta em prol dos presos políticos da ditadura militar de 1964 que compôs o livro “Advogados e a ditadura de 1964: a defesa dos perseguidos políticos no Brasil” que foi publicado em parceria pelas editoras PUC-Rio e Vozes em 2010. 

Na época de nosso encontro Eny Moreira se recuperava, se eu me lembro bem, dos efeitos de acidente vascular cerebral, motivo pela qual ela portava uma bengala que empunhava vigorosamente ao longo de nossa conversa em que eu tentava sem muito sucesso obter a perspectiva dela sobre sua própria luta. Uma coisa marcante que ela me disse naquela dia foi que não teve tempo para ter medo por sua própria segurança, pois era movida por uma imensa indignação pelos atos bárbaros que estavam sendo cometidos contra os prisioneiros políticos do regime militar.

Eny Moreira era uma pessoa de estatura pequena, mas isso nunca a impediu de ser uma grande lutadora contra os abusos cometidos pelos militares, tendo se tornado famosa por ir até os “porões” do regime para salvar seus “clientes” da tortura e da morte.  Escrevi sobre esses aspectos da luta de Eny Moreira com genuína admiração, pois tudo o que eu li sobre ela apontava para uma jovem advogada dotada de grande capacidade argumentativa, mas, acima de tudo, destemida.

Mas melhor do que eu falar sobre Eny Moreira e sua luta é ouvir dela própria como as coisas se deram. Por isso, posto abaixo o depoimento dado por ela em 2014 na Comissão Nacional da Verdade no Rio de Janeiro. Aí ela aparece com sua intensidade e lucidez, como poucos poderiam ter feito.

Descanse em paz, Eny Moreira!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s