O candidato Ciro Gomes falando para a plateia de “gente preparada” na Firjan no dia de ontem (31/08)
Reunido em um ambiente de mesas finas fornecido Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) para que ele pudesse detalhar o seu plano econômico no dia de ontem, o candidato presidencial Ciro Gomes parece ter sido tomado pelo encanto dos presentes. É que após realizar sua apresentação, Ciro afirmou que o evento era um “comício para gente preparada” e que seria difícil abordar o tema em uma periferia.
A fala teria sido feita após Ciro Gomes ser elogiado e ter a apresentação comparada com uma aula pelo empresário Luiz Césio Caetano. A esse chamego, o candidato do Partido Democrático Trabalhista (PDT) teria dito rindo que “Na verdade, é um comício, né? Um comício para gente preparada. Você imagina eu explicar isso na favela, isso é um serviço pesado”.
Eu cá como meus botões, que nunca me iludi com o nacionalismo de verniz ralo de Ciro Gomes, fico pensando como ele agora irá (será que vai?) poder explicar o seu complexo programa que só é compreensível para “gente preparada” como vai acabar com a miséria galopante contra a qual a Firjan nunca se insurgiu.
Finalmente, eu fico pensando sobre os critérios usados para definir o que vem a ser “gente preparada”. Afinal de contas, o parque industrial do Rio de Janeiro agoniza há várias décadas e não vejo nada de muito preparado saindo da Firjan para reverter a situação. Já do interior das favelas eu vejo saindo respostas inovadoras e criativas ao processo de desmonte das políticas sociais e do desmanche do sistema público.
Depois dessa, apesar do crescimento momentâneo dos seus indíces na pesquisa, é provável que Ciro Gomes já esteja comprando as passagens para Paris. A ver!