
Após idas e vindas de uma eleição na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) que terminou com a vitória da chapa que marca o continuísmo das gestões desastrosas de Luís Passoni e Raul Palacio, os operadores do perfil “Uenfspotted” postaram um material sobre a suspeitíssima “enquete de boca de urna” que teria sido realizado para medir o pulso eleitoral entre os estudantes.
Como eu antecipei aqui, o resultado na suposta enquete foi acachapante, mas o curioso é que depois de interferirem diretamente na decisão dos votos, o pessoal do “Uenfspotted” agora tentam dar uma de isentões (ver figuras abaixo).
A verdade é que essas porcentagens estão próximas do que ocorreu dentro dos alunos presenciais da Uenf, mas ficou 14% acima do que foi observado quando se considera os votos dos alunos de Educação à Distância. É que ao ser considerados os votos do EAD, a proporção final foi algo em torno de 65% para a chapa 1 e 35% para a chapa 30. Em outras palavras, se o “Uenfspotted” fosse um instituto de pesquisa, os seus financiadores o demitiriam sumariamente por um erro tão grosseiro de previsão.
Mas, convenhamos, o “business” do “Uenfspotted” não é realmente enquete eleitoral. O empreendimento comercial deste perfil é outro, se valendo de uma boa marca como a Uenf para fazer suas operações. Eu suspeito, inclusive, que se um dia se chegar ao dono desse perfil e seus associados, vamos encontrar figuras muito conhecidas dentro da instituição.
Agora, há que se notar que o “Uenfspotted” foi apenas um dos pontos de disseminação da propaganda do continuísmo vencedor das eleições. Com um mínimo de busca foi possível identificar uma rede de grupos de Whatspp e de outros perfis que agiram tanto de forma explícita como subterrânea, seguindo a cartilha de Steve Bannon. A influência dessa malta de perfis e grupos de Whatspp nos resultados das eleições é mais do que óbvia, dada a eficiência demonstrada. Eu diria que se algum pesquisador da área dos estudos de cyberware se interessasse pelo caso das eleições da Uenf, o mais provável é que até rendesse um bom livro.