
Faz algum tempo que não reservo minha atenção para a sempre problemática concessionária dos serviços de água e esgoto do município de Campos dos Goytacazes, a lucra empresa Águas do Paraíba. Mas eis que por um descuido meu, fui lembrado de como funciona a mão pesada da concessionária contra seus clientes cativos na cidade de Campos dos Goytacazes.
É que atarefado de forma mais intensa do que costumo estar, cometi o pecado de esquecer de pagar a minha conta de água referente ao mês de novembro. E só disso hoje quando recebi a conta de dezembro com 3 informações ameaçadoras que incluem 1) o corte do fornecimento de água, 2) o envio do meu nome para o Serviço de Proteção de Crédito, e 3) o pagamento de uma taxa de religação (ver imagem abaixo).

Felizmente não estou naquele mar de gente que sofre para pagar suas contas devidas à Àguas do Paraíba e fiz o pagamento dos salgados R$ 200,84 assim que o aviso ameaçador chegou na minha caixa de correspondências. Mas como ficam milhares de campistas pobres que precisam sobreviver com base a auxílios governamentais e salários mínimos quando recebem este tipo de aviso que despreza toda e qualquer finesse e cuidado com os consumidores?
E para que tudo isso? Não bastaria lembrar que há uma dívida a ser paga? A verdade é que todo trabalhador sabe bem as consequências de se estar endividado. Para que este tipo de linguagem que despreza uma realidade social em que cada vez mais pessoas estão vivendo no limite da linha da miséria.
Se me perguntassem que nota daria para a sensibilidade social da Águas do Paraíba, em uma escala de zero a 10, obviamente seria zero.