Springer Nature “despublica” 75 artigos ligados a Juan Manuel Corchado, reitor da Universidade de Salamanca

Os artigos contêm centenas de referências ao reitor da Universidade de Salamanca, Juan Manuel Corchado

corchado

Juan Manuel Corchado, pego em escândalo da fábrica de citações, apresentando um seminário na Universidade de Salamanca

Por Cathleen O´Grady para a Science

Em resposta às preocupações levantadas por vários cientistas e um importante meio de comunicação espanhol, a editora científica Springer Nature retirou 75 artigos de conferências relacionados ao cientista da computação Juan Manuel Corchado, reitor da Universidade de Salamanca (Usal), que foi acusado de inflar drasticamente as citações de seu próprio trabalho.

Os avisos de retratação — o último dos quais foi publicado hoje — observam “comportamento de citação incomum”, entre outros problemas. Os artigos citam Corchado 1772 vezes, com mais 559 referências ao periódico que ele edita, o Advances in Distributed Computing and Artificial Intelligence Journal ( ADCAIJ ), e outras 329 citações a membros do grupo de pesquisa de Corchado. Corchado foi o autor de 14 dos artigos, mas a maioria incluiu pelo menos um autor da Usal.

O padrão de citações no lote de artigos é “muito suspeito”, diz Ludo Waltman, um bibliometrista da Universidade de Leiden que não está envolvido no caso. A revisão por pares para os anais de uma conferência é frequentemente conduzida à distância de seu editor, ele diz, o que pode tornar a qualidade mais difícil de controlar.

A retratação em massa é “sem precedentes” na Espanha, diz o bibliometrista da Universidade de Granada Alberto Martín Martín, que no mês passado publicou um relatório com o colaborador Emilio Delgado López-Cózar mostrando evidências de manipulação de citações em anais de conferências que citaram Corchado, bem como em textos curtos enviados para o ResearchGate e o repositório de Usal. A dupla originalmente sinalizou os artigos agora retratados para o jornal espanhol El País em maio, que posteriormente os relatou à Springer Nature. As retratações são “um resultado agridoce”, diz Martín Martín, porque confirmam comportamento inapropriado, mas “pelo menos houve algumas medidas para corrigi-lo”.

Nos avisos de retratação, a Springer Nature também relata preocupações com “manuseio editorial” e “interesses conflitantes não revelados”. A editora descobriu que “conexões profissionais ou pessoais diretas [eram] responsáveis ​​pela revisão editorial do trabalho de seus colegas”, disse Chris Graf, diretor de integridade de pesquisa da Springer Nature, em uma declaração enviada por e-mail à Science . Muitos dos artigos são publicados em anais de conferências organizadas pelo grupo de pesquisa de Corchado.

A Springer Nature não confirmou se está investigando artigos adicionais relacionados ao caso ou se planeja continuar publicando os anais dessas conferências.

Em uma declaração enviada por e-mail à Science , um membro do grupo de pesquisa de Corchado diz que, desde junho, o grupo tem trabalhado com a Springer Nature para corrigir uma série de artigos com erros editoriais, mas que a editora decidiu retratá-los. Os artigos representam apenas uma porcentagem muito pequena do trabalho de Corchado e do grupo de pesquisa, diz a declaração, e as acusações são “maliciosas e visam unicamente desacreditar o grupo de pesquisa”. Corchado não respondeu diretamente ao pedido de comentário.

Mas o trabalho de Martín Martín e Delgado López-Cózar é “muito preciso e muito exaustivo”, diz José María Díaz Mínguez, um geneticista da Usal que serviu como vice-presidente sob o reitor anterior. Corchado deve explicar como os artigos sinalizados acabaram com números excessivos de referências a ele e seus colaboradores, diz Díaz Mínguez.

O bibliotecário Domingo Docampo, ex-reitor da Universidade de Vigo que não esteve envolvido na investigação, ressalta que em muitos dos artigos as referências não estão relacionadas ao texto; em um artigo intitulado “ Atividade física programada para idosos como motor do envelhecimento ativo ”, por exemplo, algumas das 43 citações ao trabalho de Corchado incluem referências a artigos sobre derramamentos de petróleo, Twitter (agora X) e oceanografia.

As retratações são “terríveis” para a universidade, diz Díaz Mínguez, mas “não vejo nenhuma consequência no futuro próximo”. A menos que Corchado decida renunciar, ele diz, não há como a universidade removê-lo, já que reitor é o cargo mais alto da escola. Embora o Comitê Espanhol de Ética em Pesquisa tenha recomendado uma ação disciplinar, isso teria que ser instigado pelo próprio Corchado.

Em uma declaração publicada hoje, o Conselho de Administração da Conferência de Reitores de Universidades Espanholas disse — sem mencionar Corchado ou Springer Nature — que relatórios recentes de má conduta e retratações “prejudicam a reputação internacional da ciência em nosso país e podem lançar dúvidas sobre a confiança da sociedade no trabalho científico”. O conselho “apela ao comportamento responsável dos pesquisadores que representa”, continuou a declaração.

Corchado pode perder apoio com o passar do tempo, diz Docampo. Embora as retratações reflitam mal sobre Usal, se Corchado não for responsabilizado, ele diz, o caso se tornará “um passivo para o sistema universitário na Espanha”.


Fonte: Science

Deixe um comentário