
Por Julia Robinson para “Chemistry World”
Um periódico de química de alto nível da editora Elsevier, Chemosphere , foi removido do índice Web of Science da Clarivate por não atender aos critérios de qualidade editorial. Isso significa que a Clarivate não indexará mais artigos da Chemosphere , contará suas citações ou dará ao título um fator de impacto.
Problemas no periódico podem ser rastreados até o ano passado, quando oito artigos foram retratados em dezembro de 2024 e, em maio de 2024, foi destacado que mais de 60 artigos publicados pela Chemosphere tiveram uma expressão de preocupação adicionada a eles. As razões dadas variaram de artigo para artigo, mas incluíram mudanças incomuns na autoria do artigo antes da publicação e potencial manipulação de citação.
A Chemosphere também foi criticada recentemente por um estudo publicado em setembro do ano passado sobre altos níveis de retardantes de chama em utensílios de cozinha de plástico preto que recebeu ampla cobertura da mídia. Em 15 de dezembro, os autores do estudo publicaram uma correção explicando que eles calcularam mal a exposição humana a retardantes de chama. A exposição foi, na verdade, uma ordem de magnitude menor do que a dose de referência diária segura, não se aproximando dela, como eles haviam relatado inicialmente.
A Clarivate tomou a decisão de remover a Chemosphere , que tinha um fator de impacto de 8,1 em 2023, de seu índice Web of Science em 16 de dezembro por não atender aos critérios de qualidade editorial. A exclusão tem um impacto direto no periódico e, particularmente, nos autores, pois pode afetar os cálculos quantitativos da produção dos pesquisadores, que são frequentemente usados como uma métrica em decisões de contratação, estabilidade e promoção. Os periódicos excluídos também provavelmente terão problemas para atrair autores.
De acordo com o Retraction Watch , expressões de preocupação começaram a aparecer online em março de 2024 e artigos em edições especiais e regulares do periódico foram afetados.
Em 12 de dezembro, a Chemosphere divulgou uma declaração dizendo que havia realizado uma “investigação completa” dos artigos sinalizados e estava tomando “medidas decisivas” para garantir a integridade do periódico, incluindo a retirada de artigos e a publicação de expressões de preocupação.
Fonte: Chemistry World