Ações da Nvidia despencam com grande avanço da chinesa DeepSeek que está abalando os investidores de IA

DeepSeek lançou um concorrente ChatGPT e Llama usando chips de capacidade reduzida da Nvidia

Por Rocio Fabbro para o “Quartz” 

As ações da Nvidia ( NVDA ) caíram até 14% no pré-mercado na segunda-feira, depois que o modelo mais recente da startup chinesa de inteligência artificial (IA) DeepSeek levantou questões sobre a competitividade americana no espaço da IA.

A DeepSeek lançou em dezembro um modelo de linguagem grande (LLM) de código aberto e gratuito, que ela alegou ter desenvolvido em apenas dois meses por menos de US$ 6 milhões. E na semana passada, a empresa disse que lançou um modelo que rivaliza com o ChatGPT da OpenAI e o Llama 3.1 da Meta ( META ) — e que chegou ao topo da App Store da Apple ( AAPL ) no fim de semana.

Mais notavelmente, a DeepSeek construiu o modelo usando chips de menor capacidade da Nvidia, o que pode pressionar a queridinha dos semicondutores se outras empresas se afastarem de suas ofertas premium.

Analistas da Wedbush disseram em uma nota de pesquisa na segunda-feira que “as ações de tecnologia estão sob enorme pressão liderada pela Nvidia, já que a Wall Street verá o DeepSeek como uma grande ameaça percebida ao domínio da tecnologia dos EUA e à posse desta Revolução da IA”.

As ações da Nvidia caíram quase 12% na manhã de segunda-feira. A notícia fez outras grandes ações de chips caírem, incluindo a ASML ( ASML ), que caiu 7%, e a Broadcom ( AVGO ), que teve uma queda de 12%. A liquidação fez o índice Nasdaq, pesado em tecnologia, cair no pré-mercado , com os futuros quase 4% mais baixos.

“As empresas de tecnologia dos EUA estão sendo negociadas com avaliações premium, com grandes players de IA como Nvidia, Microsoft ( MSFT ) e Alphabet ( GOOGL ) comandando múltiplos [preço-lucro] futuros muito acima das médias históricas”, disse Charu Chanana, estrategista-chefe de investimentos na plataforma de investimentos Saxo, em uma declaração. “Com essas ações precificadas para a perfeição, até mesmo pequenas interrupções, como a DeepSeek provando que a IA avançada pode ser construída sem chips de primeira linha, podem pesar muito nos preços das ações.”

Com o objetivo final da IA ​​sendo a inteligência artificial geral (AGI) — e com as empresas dos EUA bem encaminhadas para alcançá-la nos próximos anos — os analistas da Wedbush acreditam que o nervosismo dos investidores de segunda-feira pode ser exagerado.

“Embora o modelo seja impressionante e tenha um impacto cascata”, eles disseram, “a realidade é que a Mag 7 e a tecnologia dos EUA estão focadas no jogo final da AGI com toda a infraestrutura e ecossistema que a China e especialmente a DeepSeek não conseguem chegar perto, em nossa opinião”.


Fonte: Quartz

Deixe um comentário