O documentário “ Desaparecido (Verschollen) – Negócios sujos com a proteção climática” (título original: “Verschollen – Schmutzige Geschäfte mit dem Klimaschutz”) revela uma operação internacional de greenwashing do suposto “aço verde”: no Brasil, plantações de eucalipto estão sendo “reflorestadas” para tornar a produção de aço neutra em carbono. Mas, para dar lugar às monoculturas, comunidades estão sendo expulsas e os direitos humanos violados.
O documentário mostra a realidade por trás da ficção e pode colocar em questão um programa de proteção climática que movimenta bilhões. A reportagem descreve as cadeias de abastecimento do aço verde, desde as plantações de eucalipto para a produção de carvão vegetal como fonte de energia barata, passando pela mineração de minério de ferro, fundição e produção de aço, até os consumidores finais na Europa, no setor de construção civil e engenharia.
O documentário descreve o contexto real do longa-metragem fictício “Verschollen” (Desaparecido), de Daniel Harrich, Alemanha, ARD, 2025. Assista ao documentário logo abaixo!
