GSA: pequena, mas poderosa

IMG_7146

Notei aqui neste blog a emersão da até recentemente desconhecida Grussaí Siderúrgica do Açu S/A (GSA) como proprietária de terras em ascensão no município de São João da Barra. Pois bem, agora começam a emergir mais detalhes desse poderio. É que um leitor deste blog me enviou uma documentação (veja um exemplar abaixo) que mostra que somente em 2010, a GSA pagou impostos de seis propriedades rurais (com vencimento de boletos no mesmo dia) que juntas representaram a compra de um estoque de terras de 1.159 hectares.

O mais curioso nessas aquisições, como fica evidente na documentação abaixo, é que na documentação das seis propriedades somente aparece o nome do adquirinte (quem comprou) sem que seja mencionado o transmitente (quem vendeu). Essa “pequena” omissão levanta elementos interessantes para a Prefeitura Municipal de São João da Barra e para o Cartório de Registro de Imóveis, pois até onde eu saiba, a colocação do “transmitente” é parte do requisito legal para que toda a documentação de transferência de propriedade de imóveis seja produzida.

Mas o interessante aqui é notar que a Grussaí Siderúrgica do Atlântico é hoje detentora de um significativo estoque de terras, restando saber coisas elementares sobre onde estão localizadas as propriedades, quem as vendeu, e qual uso está sendo feito delas. Afinal, para siderurgia que é bom, quase certamente a GSA não as está usando.

ITBI prop 6 GSA prop 6

4 comentários sobre “GSA: pequena, mas poderosa

  1. Pingback: Quem está pagando pelas novas desapropriações sendo feitas pela CODIN no Porto do Açu? | Blog do Pedlowski

  2. Pingback: Grussai Siderúrgica do Açu: seguindo a trilha da conta de luz | Blog do Pedlowski

  3. Pingback: O imbróglio fundiário na retroárea do Porto do Açu e os conflitos emergentes | Blog do Pedlowski

  4. Pingback: Blog do Pedlowski

Deixe um comentário